Vale a pena continuar morando no exterior? Na minha opinião, não existe uma resposta concreta à essa pergunta. O que existe são necessidades que mudam, sonhos que se transformam e ciclos que se concluem. Tudo depende da fase atual em que nos encontramos, de como nos sentimos e do que projetamos para o nosso futuro.
Passar um tempo fora é uma experiência maravilhosa e enriquecedora em todos os sentidos, mas até que ponto vale a pena continuar fora do país? Até que ponto uma carreira internacional compensa a contínua falta do convívio familiar? Essa é uma reflexão complexa e nem sempre encontramos resposta. E quando a encontramos, nem sempre conseguimos transformá-la em ação.
Cada pessoa tem o seu tempo e certas decisões não dependem exclusivamente da nossa vontade mas de um conjunto de elementos que influenciam diretamente em nossas escolhas. Alguém que saiu do país para trabalhar e acabou formando familia no exterior, certamente terá que considerar todos os fatores à sua volta antes de decidir voltar ou não ao país de origem. Outros, construíram uma carreira brilhante fora do país e, ainda que sintam saudades da familia e da terra natal, já se estabilizaram e não estão dispostos a largar tudo novamente pra recomeçar em outro lugar. Alguns, prezando pela segurança e bem estar de seu familia, preferem a solidão do exterior ao aconchego menos seguro do país onde nasceram.
Com o passar dos anos nosso foco de vida muda e as fases também. Durante essas transições, sentimos mais necessidade de algumas coisas e menos de outras. Nessas horas é importante parar pra se ouvir, se conectar com quem somos e entender o que queremos, o que nos faz feliz.
Eu sempre adorei a vida internacional mas no final do ano passado comecei a refletir sobre minha jornada no exterior, objetivos alcançados e metas futuras. Pela primeira vez, em 14 anos, considerei a possiblidade de voltar para o Brasil. Se de fato isso vai acontecer somente o tempo dirá.
A verdade é que criamos raízes, fazemos novas amizades, começamos novos relacionamentos, nos adaptamos à cultura e a realidade do novo país, e quando percebemos, aquele lugar que antes nos era estranho, agora se tornou nossa casa.
Sair do país é uma decisão difícil mas voltar ao país de origem é uma decisão ainda mais desafiadora. Deixar tudo que foi construído para trás é uma missão árdua e corajosa mas que também pode ser libertadora se seu coração te chama de volta pra casa.

Uauuu… Existem decisões difíceis e surpreendentes. Somos todos atores do grande Autor, o Senhor Deus!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
É verdade, tia. E é incrível o que Deus faz nas nossas vidas. Algumas decisões fluem naturalmente de acordo com o projeto que Ele tem pra cada um de nós. Bjo grande 😘
CurtirCurtir
Suis ton cœur…il sera ta meilleure boussole.
Tout ira bien petit ☀️
Beijos pra você
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tu as raison. Merci beaucoup, Romain 🤗.
CurtirCurtir
De rien Raiani. C’est ce que j’essaye de faire moi aussi… Du mieux que je peux. ☀️
CurtirCurtir