RaianiSibien

Viagens, momentos e histórias pelo mundo afora.

 

Comecei um estágio de seis meses na sede das Nações Unidas em Genebra (UNOG) em 2015. Os estágios nas Nações Unidas são projetados para estudantes de pós-graduação ou recém-formados com a intenção de equipá-los com conhecimentos e habilidades sobre o trabalho da ONU e fornecer-lhes uma visão de como o mundo das organizações internacionais funciona.

O estágio começaria em setembro mas cheguei em Genebra no começo do verão para conhecer melhor a cidade, procurar acomodação, aproveitar o verão Suíço e conseguir um trabalho temporário que ajudasse nas despesas dos próximos meses, já que o estágio não seria remunerado.

Trabalhei como assistente do advogado do Hinduja Bank em Genebra, um banco privado com escritórios em Genebra, Zurique e Lugano, Dubai, Londres e Índia. Em setembro comecei o estágio na ONU.

O primeiro dia é sempre cheio de ansiedade, euforia e receios, e comigo não foi diferente. Cheguei com antecedência, passei pelo controle de segurança, fiz meu crachá e segui em direção ao escritório onde encontraria uma das responsáveis do departamento.

Enquanto caminhava pelos prédios da ONU, um filme passava pela minha cabeça; lembrei dos desafios que passei na infância, dos sonhos de adolescente, e da improbabilidade que tudo aquilo representava. Enquanto as pessoas me cumprimentavam e me parabenizavam pela conquista, no secreto do meu coração eu agradecia continuamente a Deus por aquela oportunidade, mais uma de tantas portas que Ele me abria.

Diferentemente de muita gente que entra na ONU, eu não conhecia absolutamente ninguém dentro da organização, simplesmente me candidatei para a vaga no departamento de Serviço de Informação (UNIS) e fui aceita.

O UNIS transmite a posição oficial das Nações Unidas sobre assuntos pertinentes como direitos humanos, segurança, desarmamento, desenvolvimento e questões econômicas e sociais, através de seus briefings, entrevistas e declarações oficiais.
Para mais informações sobre como se candidatar a uma vaga de estágio no UNIS, clique aqui no link.

Ao chegar na sala da minha chefe, fui apresentada aos meus novos colegas de trabalho. Me explicaram como funcionava a organização, como se desenvolveriam as tarefas nos próximos meses e me deram algumas diretrizes em termos de logística e outras informações necessárias.

 

Nossa carga horária era normalmente das 9h:00 às 17h:30, com 1h de almoço. Na ONU, os estagiários escolhidos são altamente preparados e desempenham tarefas relevantes como qualquer outro funcionário da Organização.

Foram seis meses de muito trabalho, aprendizado e experiência. No meu caso, não foi somente trabalho. Durante o estágio, fui convidada a integrar a banda de jazz e bossa nova da ONU. Tocamos em vários eventos oficiais da ONU, incluindo a festa de celebração dos 70 anos da Organização. Que dia inesquecível!!!

 

Além do trabalho em si, o legal da ONU é a oportunidade de conhecer pessoalmente diplomatas, presidentes e oficiais de estado, pessoas relevantes no âmbito das relações internacionais, artistas aclamados, e até mesmo representantes religiosos como o Papa. Uma colega disse que uma vez “esbarrou” no Papa enquanto caminhava pelo prédio da ONU. Eu tive a oportunidade de conhecer o diplomata sul-coreano Ban Ki-moon, que na época era Secretário Geral da ONU, durante sua visita à sede das Nações Unidas em Genebra. Momento bem marcante pra mim.

 

DICAS IMPORTANTES:

  1. Infelizmente, o Secretariado da ONU em Genebra proíbe que estagiários sejam contratados logo após o término do estágio, exigindo uma pausa de no mínimo seis meses antes que o candidato possa então ser contratado. Uma ótima alternativa é conseguir um trabalho em uma de suas agências como a UNHCR, WHO, WFP, WTO, UNESCO, ILO, WIPO ou UNICEF, que não estão sujeitas à essa regra. Aliás, você pode se candidatar para vagas de emprego nas agências da ONU durante o próprio estágio. Tenho uma colega que ficou somente dois meses como estagiária e deixou o cargo porque conseguiu um trabalho temporário na ILO.
  2. Enquanto o estágio na sede da ONU em Genebra não é remunerado, algumas agências da ONU oferecem ajuda de custo aos seus estagiários. Vale a pena dar uma conferida antes de se candidatar a uma vaga.
  3. Ainda que você receba uma pequena remuneração, a vida na Suíça é cara, por isso, se prepare financeiramente, calcule possíveis gastos e planeje sua estadia na cidade. Além do dinheiro que ganhei no Hinduja Bank logo que cheguei na Suíça, durante o estágio trabalhei também como assistente do correspondente Jamil Chade para o Estadão, um dos jornais de maior relevância no Brasil e fiz freelance como fotógrafa após o expediente ou nos finais de semana. Tudo isso me ajudou com relação aos gastos que tive no período que estava em Genebra.
  4. Inglês e francês são as línguas principais na ONU. Se sua intenção é se candidatar pra um estágio no departamento de Serviço de Informação da ONU, você precisará ser fluente em inglês e de preferência ter uma boa noção de francês pois algumas tarefas requerem um mínimo de compreensão da língua francesa.
  5. Quer trabalhar permanentemente na ONU? Dê uma olhada no Young Professionals Programme (YPP), uma iniciativa das Nações Unidas que seleciona jovens profissionais. Vale lembrar que para se candidatar, você precisa ter no mínimo bacharel na área escolhida, ter menos de 32 anos e ser cidadão de um dos países participantes do programa (países participantes variam todos os anos).

Bom, é isso queridos leitores. Se quiser compartilhar sua experiência na ONU ou tirar alguma dúvida, deixe seu comentário aqui. Até o próximo post :).

2 comentários sobre “Como é estagiar na ONU? 5 dicas imperdíveis!

  1. Avatar de Fernanda Fernanda disse:

    Bom dia!
    Parabéns pelo estágio!
    Dei Uma olhada no site da WHO e não encontrei nada sobre estágios. Save como encontrar encontrar?
    Att,
    Fernanda

    Curtir

  2. Avatar de Desconhecido Anônimo disse:

    Maravilhoso artigo, bem escrito e com muita clareza! Parabéns, minha filha, se superando a cada dia!

    Curtir

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.