RaianiSibien

Viagens, momentos e histórias pelo mundo afora.

Gosto de viajar no meu aniversário, nem que seja para a cidade vizinha; qualquer lugar novo é uma descoberta e uma nova aventura. Esse ano, a cidade escolhida foi Praga, na República Checa. Sempre ouvi dizer que Praga é uma das cidades mais românticas e bonitas na Europa, então, resolvi conferir de perto os encantos da capital checa.

 

O vôo direto de Bruxelas a Praga dura 1h 30 minutos. Chegamos pela manhã, deixamos as malas no hotel e caminhamos em direção a cidade antiga. O dia ensolarado já me deixou animada e cheia de energia pra explorar cada cantinho da cidade.

Passeamos pelo centro e a primeira coisa que fizemos foi provar o famoso Trdelnik , uma massa doce no formato de espiral coberta com açúcar e canela – me fez lembrar os bolinhos de chuva da minha mãe :). O trdelnik se tornou bastante popular nos últimos anos, especialmente em Praga, e é impressionante como a cada 10 passos vemos um lugar vendendo o doce, que pode ser servido puro ou recheado com sorvete, chocolate, caramelo, frutas, ou geléias. Existe também a versão salgada recheada com salada/queijo, mas não é tão comum. Eu provei os dois e prefiro o doce.

 

Em seguida, fomos conhecer o relógio astronômico, uma construção medieval de geometria complexa e uma das principais atrações de Praga. O relógio foi colocado na parte da frente da torre em 1410. Além de marcar as horas, o relógio também indica as fases da lua e o movimento das estrelas. Uma multidão costuma se aglomerar na frente do monumento esperando para assistir seu funcionamento de hora em hora, que inclui o desfile dos apóstolos. Se quiser vê-los melhor, você tem a opção de comprar um ingresso para o Old Town Hall, onde pode admirá-los da capela da torre e aproveitar para desfrutar de uma vista panorâmica do centro histórico da cidade.

 

Depois de conhecer o relógio, seguimos para a Ponte Carlos, a ponte mais antiga e um dos símbolos mais importantes de Praga. A caminhada pela ponte é tendencialmente relaxante, romântica, e um ótimo local para tirar fotos estilo cartão postal. Mas atenção, se você não gosta de lugar tumultuado, o turbilhão de pessoas transitando pela ponte pode acabar tornando seu passeio estressante, dependendo da sua paciência.

 

No dia seguinte, dia do meu aniversário, comemoramos com um pedaço de bolo e cheesecake maravilhosos do Cafe Chloé, que por sorte estava localizado na frente/dentro do hotel onde nos hospedamos. O local é uma graça, super delicado e charmoso, ideal para um bom café da manhã ou um lanchinho da tarde com as amigas. Recomendo!

 

Nossa próxima parada foi o importante Castelo de Praga, construído no século IX e considerado o maior castelo do mundo. Diferentemente dos castelos tradicionais, esse é um conjunto de edifícios que inclui a Catedral de São Vito, o símbolo de Praga e de toda a República Tcheca, e o palácio do governo, que em 1918 se tornou a residência e o escritório do presidente da República Tcheca. Existem ainda várias outras atrações dentro do complexo do castelo. Vale a pena conferir!

 

Conhecemos também o bairro judeu de Praga, muito interessante, especialmente para quem se interessa pela trajetória do povo judeu ou/e pelo desenvolvimento histórico da República Checa.

 

Uma das atrações que mais gostei de conhecer foi o Museu do Comunismo. Aprendi muita coisa interessante sobre o domínio da União Soviética sobre países vizinhos e como o regime comunista afetou os países do leste europeu, incluindo a República Checa.

 

Me arrisco a dizer que Praga é ainda mais bonita de noite. Vale a pena fazer um passeio pela cidade depois do por do sol, caminhar pelas ruazinhas de pedra, observar a vida noturna, sentir a atmosfera histórica da cidade, atravessar a Ponte Carlos e contemplar o rio Vltava sem aquela multidão de gente que se aglomera no local durante o dia. Praga ainda oferece inúmeras atividades como shows e espetáculos. Nós assistimos a uma apresentação de balé lindíssima.

 

Visitamos alguns museus e igrejas locais mas o que mais fizemos nos 4/5 dias que ficamos em Praga foi caminhar pela cidade e tentar conhecê-la ao máximo.

Praga é realmente bonita, moderna e interessante sob vários aspectos, mas nem tudo são flores, aliás, longe disso. Passei por algumas situações desagradáveis na cidade e acabei perdendo boa parte do encanto que eu tinha pela capital checa.

No próximo post vou falar um pouco sobre essas experiências em Praga, com cinco dicas importantes pra quem planeja conhecer a cidade. Não perca!

 

2 comentários sobre “Aniversário em Praga, na República Checa

  1. Avatar de Desconhecido Anônimo disse:

    Que máximo, texto bem resumido, explícito e completo, parabéns, filha!

    Curtir

  2. Avatar de Cleine Cleine disse:

    Maravilha Raiani !!!! Lugares lindos. Gastronomia incrível. Parabéns pela viagem de aniversário Bjos da tia Cleine

    Curtir

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.