RaianiSibien

Viagens, momentos e histórias pelo mundo afora.

Tel Aviv ou Jerusalém?

abril 17, 2015


Jerusalém

Jerusalém, Israel

Tel Aviv, Israel

Tel Aviv, Israel

Tel Aviv e Jerusalém são tão diferentes que nem parecem pertencer ao mesmo território.

Um pouco sobre Jerusalém: Localizada entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Morto, é o centro espiritual para judeus, cristãos e muçulmanos. A terra santa é também sede do governo de Israel, onde situa-se o Knesset (parlamento).

A cidade é rodeada por vales e colinas e é uma fonte inesgotável de história. Lembro de visitar a Cidade Antiga – o centro histórico de Jerusalém onde encontram-se os principais locais sagrados – e ficar impressionada com a cultura local e em como aquele lugar havia conservado suas características. A sensação era de ter entrado no túnel do tempo e ter sido transportada para séculos atrás. Os monumentos e igrejas, as feirinhas de ervas, frutas, verduras e especiarias, as ruas estreitas de paralelepípedo, as micro lojas de souvenirs ou produtos tipicamente israelenses como candelabros (Hanukkah ou Menorah), o modo como as pessoas interagiam entre elas…tudo tinha uma verdade, naturalidade e profundidade que eu não sabia se compreendia completamente. Provavelmente não.

Já viajei o mundo, conheci países e cidades muito modernas mas que transmitiam uma certa superficialidade. Jerusalém foi uma experiência diferente. É um lugar peculiar, cheio de raízes religiosas, culturais e históricas.  Um lugar no mínimo interessante.

 

Um pouco sobre Tel Aviv: Também conhecida como “A Bolha”, fica a 50 quilômetros de Jerusalém e oferece um estilo de vida mais liberal, tendo sido nomeada a melhor cidade gay do mundo.

Quando fui a Tel Aviv não tinha idéia do que esperar e me apaixonei completamente. A vida noturna é intensa e a cidade não para; são inúmeras festas, bares, restaurantes, baladas, galerias e entretenimento para o público jovem em geral.

Uma das grandes vantagens da cidade é sua localização costeira. O lado oeste de Tel Aviv possui 13 quilômetros de praia. Sol e calor até tarde da noite (no verão, é claro), quiosques com bebidas refrescantes e sobremesas de tirar qualquer mortal da dieta, e gente bonita (alguns sem camisa) jogando volley na beira do mar. Quem precisa de mais? Eu me dou por satisfeita!

Jerusalém ou Tel Aviv? Para visitar, diria que Jerusalém é mais interessante devido ao seu leque de atrações turísticas e culturais. Para morar, escolheria Tel Aviv por ser um lugar mais aberto e receptivo à pessoas de diferentes culturas e credos, por te dar mais possibilidades de inserimento no meio social local, pela sua modernidade, oportunidades de trabalho, e por que tem praia.

Jerusalém é o centro do conflito Israel-Palestina, por isso está mais propensa a ataques e bombas. Além disso, existe uma grande divisão de grupos religiosos e vários locais são considerados sagrados, por isso, residentes e visitantes são aconselhados a seguir um estilo de vestimenta mais comportado. Por exemplo, não me lembro de ter visto mulheres de minissaia nas ruas. Em Tel Aviv vi várias. Apesar de também existirem judeus ultra ortodoxos em Tel Aviv, a cidade permite e incentiva a liberdade de expressão e o secularismo.

Ano passado fui aceita para fazer pós-graduação na Tel Aviv University (Universidade de Tel Aviv), mas adiei os planos e decidi ficar em Londres para adquirir mais experiência de trabalho na minha área. Em pensar que a essa hora estaria na praia vendo o pôr do sol ao invés de contemplar o céu cinzento de Londres…mas a vida é feita de escolhas né?!

A escolha de lugar para morar vai realmente da personalidade e objetivos de cada indivíduo. Qual seria sua preferência?

Bom fim de semana pessoal!

 

 

 

Um comentário sobre “Tel Aviv ou Jerusalém?

  1. Avatar de ester sibien dos santos ester sibien dos santos disse:

    Rai, adorei, nada e declarar, perfeito!, Bjo amada Date: Fri, 17 Apr 2015 15:34:32 +0000 To: estersibien@hotmail.com

    Curtir

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.