RaianiSibien

Viagens, momentos e histórias pelo mundo afora.

Creta foi uma descoberta! Creta é a maior ilha da Grécia e a quinta maior do Mar Mediterrâneo. Há alguns anos, um amigo comentou que havia morado em Chania (Creta), e se apaixonou pelo lugar. Quando estava noiva, começamos a pensar onde passaríamos nossa lua-de-mel e optamos pelas ilhas de Creta e Santorini. Hoje vamos falar especificamente de Chania, mas pra quem se interessar por Santorini, clica aqui pra ler o post que compartilhei no blog há alguns dias.

Chania é a segunda maior ilha em Creta depois de Heraklion e foi a antiga capital de Creta de 1847 a 1972. A charmosa cidade tem pouco mais de 100.000 habitantes e oferece uma atmosfera acolhedora e relaxante.

Passamos cerca de uma semana em Chania explorando cada cantinho da cidade com calma. Nossa intenção era descansar de todo estresse dos preparativos do casamento e aproveitar um momento mais tranquilo a dois.

Durante nossa estadia, passeamos pelo centro histórico da cidade onde encontramos várias lojinhas de souvenirs, artesanatos, moda e joalherias, visitamos as principais atraões turísticas do local e descobrimos um pouco mais sobre a deliciosa culinária grega. Minha dica é passar pelo menos três dias em Chania dependendo do seu ritmo e planos de viagem.

As seis coisas que mais gostei de fazer e conhecer em Chania foram:

  • Caminhada pelo porto veneziano. O porto foi construído pelos venezianos entre 1320 e 1356, mas no século 16 tornou-se central para o reforço da cidade contra a ameaça turca. O porto foi reconstruído pelos egípcios e hoje é uma das principais atrações da cidade.
  • Visita ao famoso farol de Chania, símbolo da cidade construída pelos venezianos. No pôr do sol é ainda mais bonito.
  • Visita a antiga Mesquita Kucjk Hassan (ou Mesquita dos Janízaros), o edifício otomano mais antigo de Creta construído em 1645 durante a ocupação turca. O edifício deixou de funcionar como mesquita em 1923 e nos últimos anos foi reformado e se tornou um espaço para exposições.

  • Caminhada pelo centro histórico de Chania! Eu adorei passear pelas pitorescas ruas estreitas da Cidade Velha e conhecer um pouco das casas venezianas e coloridas, decoradas com inúmeras plantas, além das igrejas tradicionais e os monumentos históricos da cidade. É neste local que encontramos também o mercado de Chania, conhecido como Agora.
  • Tour gastronômico nos melhores restautantes da cidade. Nesse post, não vou sugerir algum restaurante específico, mas existem vários luagres com uma gastronomia incrível.
  • Assistir as apresentações de dança traditional grega ao ar livre. Uma ótima oportunidade de conhecer mais da cultura local e se divertir sem precisar gastar dinnheiro. As apresentações reúnem residentes e turistas que se misturam e todos participam; os mais desinibidos dançando e os mais tímidos assistindo.

Vale lembrar que nossa viagem foi no verão, então, pode ser que algumas atividades como as apresentações de dança não aconteçam no inverno ou outono. Procure dar uma conferida na agenda de eventos da cidade antes de planejar a viagem.

DICA: O antigo porto veneziano é repleto de restaurantes, bares, cafés e padarias e super vale a pena provar os produtos de panificação e doces gregos.

Chania é relativamente pequena e tranquila mas oferece inúmeras opções de lazer além do comércio de lojas e de restaurantes, bares, cafés e padarias. Além disso, de Chania é possível visitar outras partes famosas de Creta como a praia de Elafonissi, localizada a menos de duas horas.

Em geral, eu diria que a ilha de Creta é ideal pra quem busca um lugar pra descansar, recarregar as baterias e ter uma boa experiência gastronômica :).

E você, já visitou Chania ou alguma outra parte de Creta? O que achou?

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.