RaianiSibien

Viagens, momentos e histórias pelo mundo afora.

Vista deslumbrante de Oia

Santorini é um dos destinos mais procurados na Grécia e encanta milhares de turistas todos os anos com sua beleza paradisíaca; águas azuis, areia branca, vermelha e preta, seixos vulcânicos e formações rochosas espetaculares. Eu tinha muita curiosidade de visitar Santorini e esperei até a lua-de-mel pra realizar esse sonho e não me arrependi. Nosso destino principal foi a ilha de Creta (também na Grécia), mas incluímos três noites em Santorini no nosso plano de viagem.

Também conhecida como Thera em grego, Santorini se localiza no Mar Egeu e é considerada o lugar mais romântico do país. A ilha abrange cinco vilarejos principais, incluindo Fira, Oia, Firostefani, Imerovigli e Akrotiri, todos localizados no topo da Caldera com vistas panorâmicas da cratera criada por uma erupção vulcânica do século XVI a.C.

O local onde nos hospedamos, Santorini Princess Spa Hotel (Santorini Princess Presidential Suites), oferecia uma vista perfeita para o mar e um pôr do sol de cartão postal. A vontade era passar o dia todo sentada na beira da piscina contemplando a natureza, mas queríamos também sair pra conhecer um pouco de Santorini. Aliás, super recomendo o hotel onde nos hospedamos. Fomos muito bem recebidos e tratados durante toda nossa estadia :).

Visitamos Fira, Oia, Perissa, Firostefani, Perivolos, Imeroviglion, e Kamari. Fira é a capital de Santorini, situada a 260 m acima do nível do mar, e é um dos vilarejos mais dinâmicos com inúmeras opções de lojas, cafés e restaurantes, além de ser o centro do sistema de ônibus e o local de onde chegam e partem as balsas/navios pra outras ilhas.

Os dois vilarejos que mais me chamaram atenção foram Kamari e Oia. Kamari talvez não seja a praia mais popular de Santorini, mas achei o lugar aconchegante e muito agradável. Ideal pra quem busca uma praia mais intimista e despojada.

Oia fica localizada na parte noroeste de Santorini e é a mais famosa de todos os vilarejos de Santorini, conhecida por proporcionar uma das vistas mais icônicas do pôr do sol da ilha inteira. Oia é repleta de cafés e restaurantes charmosos e encanta com suas igrejas de cúpula azul, casas caiadas de branco e arquitetura tradicional. Muitas construções são parcialmente construídas na rocha, criando uma atmosfera mais rústica e única!

A culinária grega, de um modo geral, é maravilhosa. Os ingredientes são frescos e a comida muito saborosa e saudável! Eu gostei de tudo que experimentei e recomendo provar o máximo que puder da culinária tradicional.

Uma das atividades mais bacanas em Santorini, na minha opinião, são os cruzeiros pelas ilhas vulcânicas com visita às fontes termais e passeio ao pôr do sol. O cruzeiro dura cerca de 5 a 6 horas e é uma excelente opção pra quem busca um programa mais relaxante ou romântico. Os preços variam de acordo com a quantidade de pessoas no cruzeiro. No nosso cruzeiro de Catamarã éramos em 8 pessoas no total (incluindo os funcionário do Catamarã) e foi perfeito. O almoço estava incluído no pacote e eles nos prepararam refeições variadas e deliciosas. Almoçamos todos juntos e tivemos a oportunidade de bater papo, aprender mais sobre a cultura local e desfrutar de um momento descontraído e divertido.

Outra atividade popular em Santorini é o mergulho na caldera vulcânica, ideal pra quem busca aventura ou simplesmente é apaixonado pelo mar. Havíamos planejado um mergulho mas desistimos da idéia poucas horas antes e fomos pra Praia Agios Georgios, famosa pela areia escura e localizada perto de Perivolos e Perissa.

Como chegar e locomoção 

Dependendo de onde você está saindo, é possível pegar um vôo ou uma balsa/navio até Santorini. De Herarklion, na ilha de Creta, são cerca de 2h/2h30 de balsa de alta velocidade e o trajeto costuma ser bem tranquilo. Nós viajamos de avião até Santorini e voltamos pra Creta de balsa e foi uma experiência significantemente mais agradável do que pegar um avião. Nossa balsa era da companhia SeaJets.

O maior desafio que encontramos em Santorini foi locomoção. Há um número limitado de táxis e o Uber não está disponível na ilha. Então, os taxistas cobram o valor que querem e acaba saindo bem caro se locomover de um lado pro outro da ilha. Se você pretende passar vários dias em Santorini, considere alugar um carro que provavelmente sairá mais barato e te dará mais flexibilidade de movimentação.

Consideraçōes finais

Santorini tem se tornado cada vez mais um “destino de casamento” para casais do mundo todo. Apesar de todo glamour e beleza da ilha, depois de dois ou três dias, o passeio pode se tornar um pouco monótono dependendo da sua expectativa e ritmo. Outro aspecto a considerar é o alto custo da viagem e despesas. Santorini se tornou referência turística nos últimos anos e o turismo é uma das suas principais fontes de renda, então, o preço de hotéis e restaurantes é consideravelmente alto, principalmente no verão (julho e agosto) que é alta estação.

Num contexto geral, Santorini foi a realização de um sonho e foi uma viagem inesquecível. Não sei se voltaremos algum dia, mas as memórias criadas em Santorini permanecerão pro resto da vida. Termino com essa foto que tiramos do nosso hotel desejando muito amor pra todos que me acompanham aqui no blog :).

Foto que tiramos da vista do nosso hotel. Desejando muito amor pra você que acompanha o meu blog :)

Foto que tiramos da vista do nosso hotel. Desejando muito amor pra você que acompanha o meu blog 🙂

Um comentário sobre “3 dias na ilha de Santorini, Grécia

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.