RaianiSibien

Viagens, momentos e histórias pelo mundo afora.

Há poucas semanas pegamos estrada e fomos conhecer a cidade de Reims, na França. Reims ficou conhecida como a Cidade dos Reis, já que em sua catedral foram coroados vários reis franceses (33 no total). E por falar na Catedral de Reims, ficamos impressionados com sua beleza e arquitetura, uma das primeiras obras góticas da Europa.

Também conhecida como Catedral de Notre Dame de Reims, a Catedral possui 2,300 estátuas que também contribuem para a sua beleza; colunas-estatísticas, arcos, figuras decorativas, tabernáculos, figuras internas e externas e o famoso anjo sorridente. Uma das atrações mais histórica e artística da cidade.

Outro monumento religioso importante em Reims é a Basilique Saint-Remi. Esta Basílica romano-gótica é uma das realizações mais notáveis da arte românica no norte da França. Construída no século XI para abrigar a ampola sagrada e as relíquias de São Remi, a Basilica possui 126 m de comprimento e impressiona por sua profundidade e pela sensação de intimidade que proporciona.

 

Reims possui mais de 2 mil anos de história e é conhecida mundialmente tanto por sua história quanto por seu champanhe. E por falar em champagne, a parte mais interessante do nosso passeio, na minha opinião, foi a nossa visita guiada na Domaine Vranken-Pommery, onde nos explicaram como é feita a produção do Champagne Pommery, através das adegas Pommery, listadas como Patrimônio Mundial da UNESCO, e a Villa Demoiselle.

Segundo o site oficial de Pommery: “Madame Pommery, que quer produzir um vinho diferente, decide se mudar para um lugar diferente que combina as condições ideais para a produção. Em julho de 1868, ela lança em Reims o “canteiro de obras do século”: a metamorfose dos lápis de cera em adegas. A brilhante idéia da Madame Pommery consistia em interligar estas enormes covas por galerias e usar os aterros existentes para nivelar a futura adega a menos de 30 metros de profundidade, oferecendo condições ideais com temperatura constante a 10 graus e umidade a 98% ao longo do ano. Mais de 60 fossos de giz estão interligados desta forma por mais de 18 quilômetros de galerias. A tradição iniciada por Madame Pommery consiste em dar a essas galerias o nome de todas as metrópoles do universo quando elas são conquistadas por Pommery.”

Pra fazer reserva da visita guiada, clica aqui.

A visita guiada terminou na Villa Demoiselle, onde no final cada participante pode provar um copo da cuvée emblemática da casa, Pommery Brut Royal, e uma outra opção de champagne. O local oferece também bebida sem álcool segundo preferência.

Após a experiência de Pommery, fomos caminhar pelo centro da Reims pra descobrir um pouco mais da cidade. Confesso que a cidade em si não me impressionou como imaginei, mas foi uma oportunidade poder conhecer de perto uma das cidades mais antigas na França.

O final de semana passou rápido demais, mas conseguimos conhecer alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Se você tiver tempo, pode ainda aproveitar pra visitar Paris. Reims fica a apenas 1 hora e 30 minutos de carro ou 45 minutos de trem (TGV) de Paris.

E você, já visitou Reims? O que achou? Deixe aqui o seu comentário :).

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.