Pomerode foi uma das grandes descobertas da nossa viagem pelo sul do Brasil. Assim como a cidade de Blumenau, Pomerode é um pedacinho da Alemanha no Brasil. Historicamente, o local foi colonizado por imigrantes da região da Pomerânia que dedicavam-se à agricultura de subsistência e à criação de gado. Atualmente, Pomerode encanta turistas com o seu charme europeu e tradições alemãs, pela sua natureza e qualidade de vida. Nós adoramos explorar cada cantinho dessa lindeza de cidade!
É possível visitar as principais atrações em um final de semana, já que a cidade é bem pequena. Mas afinal, o que ver e fazer em Pomerode? Veja abaixo algumas dicas:
Zoo Pomerode: O zoológico de Pomerode é famoso na região por ser o maior do estado de Santa Catarina, com mais de 1000 animais de 242 espécies. O Zoo é bem organizado, espaçoso e com várias placas indicativas. Uma boa opção para adultos e crianças.
Alles Park: É um parque temático com atração de neve o ano inteiro. O Parque foi aberto recentemente e se tornou uma das maiores atrações em Pomerode. Nós gostamos do local, mas encontramos poucas opções de atividades para adultos além de algumas lojas de artesanatos e opções de gastronomia típica alemã. Na minha opinião, o Alles Park é ideal para famílias com crianças, já que a maioria das atividades é direcionada ao público infantil.
Fábrica de chocolate Nugali: Se você gosta de chocolate, essa é uma boa oportunidade de aprender como os chocolates Nugali são produzidos e degustar diferentes chocolates da premiada marca.
Museu Pomerode: Reúne uma coleção de objetos de colonizadores. O Museu é bem pequeno, por isso, 1h é suficiente para visitar todo o local com calma e aprender um pouco da sua fascinante história.
Museu do Automóvel: Possui um acervo com mais de 30 carros como Cadillac, Ford, Mercury, Chevrolet e outras marcas que marcaram as décadas 40 à 70. Se você é apaixonado or carros antigos, vale a pena fazer uma visita!
Falcoaria: Uma experiência única e marcante! Enquanto planejávamos o que fazer em Pomerode, encontramos o ArtFalcon Falcoaria numa página na internet que falava sobre falcoaria. Fizemos contato com o local e fomos nos aventurar. Tivemos a oportunidade de interagir com três tipos de pássaros ao ar livre e amamos a experiência. Apesar de estarmos em meio à natureza, surpreendentemente, as aves não tentam fugir voando mata a dentro. Achei curioso!
Não deixe de passear pelo centro de Pomerode e conhecer as lojinhas artesanais e a gastronomia típica dessa cidadezinha que nos encantou :).
Outras atrações incluem o Museu do Brinquedo, a Casa Siewert, a Rota do Enxaimel, a Casa do Imigrante Carl Weege, o Museu do Marceneiro, a Casa do Escultor, e o Memorial Arthur Schmidt.
E você, já visitou Pomerode? O que achou? Deixe aqui seu comentário!
