Budapeste estava na minha lista há anos, mas por um motivo ou por outro a viagem não acontecia (vôo cancelado, mudança de planos etc). No final do ano passado, decidimos passar o ano novo na cidade e dessa vez deu tudo certo e foi incrível, umas das melhores viagens que já fiz.
Chegamos em Budapeste ainda pela manhã. Nossa primeira parada foi o centro de informação turística, onde pegamos dicas das principais atrações da cidade, restaurantes, eventos e as melhores casas de câmbio pra troca de dinheiro.
Em seguida, caminhamos um pouco pelo centro, trocamos dinheiro e fomos almoçar. O restaurante escolhido servia pratos típicos da Hungria, exatamente o que procurávamos. Após o almoço, passamos no airbnb para deixar nossas malas e continuamos nossa caminhada pela cidade.
O primeiro dia passou rápido, mas os dias seguintes foram intensos e cheios de descobertas. Dentre as várias atrações turísticas que a capital oferece, as que mais gostamos foram:
Basílica de São Estevão: A Basílica de São Estevão é um dos monumentos mais significativos da Hungria e uma das principais atrações turísticas da cidade. O interior do edifício é coberto com mosaicos, afrescos, estátuas e vitrais, tudo muito bonito! A construção da Basílica foi concluída em 1906 e o local homenageia o primeiro rei da Hungria, Estevão.
Na frente da Basílica encontramos a Praça de São Estevão, um dos lugares mais badalados durante o verão ou até mesmo no inverno com as feiras de natal.
Distrito do Castelo: O local abriga algumas das principais atrações e monumentos históricos de Budapeste, incluindo o Palácio Real, a Igreja Matthias, museus, restaurantes, casas medievais e muito mais. Falaremos mais sobre alguns desses lugares abaixo.
Igreja Matthias: Considerada uma das construções religiosas mais importantes do país, a Igreja Matthias foi usada como local de coroação por reis húngaros durante séculos. Também conhecida como Igreja de Nossa Senhora, o edifício possui a beleza histórica das igrejas góticas tradicionais com diferentes pinturas e combinações de luzes no interior, criando uma atmosfera acolhedora com resquícios medievais.
Com o passar dos anos, a Igreja se tornou também um ponto cultural em Budapeste, com vários eventos religiosos, casamentos, concertos de música clássica e órgãos, apresentações de corais, missas de Natal, celebrações da Páscoa e muito mais.
Curiosidade: O nome da igreja se refere ao rei Mathias Corvinus, que remodelou e ampliou o edifício em estilo gótico no século XV.
Bastião dos Pecadores (Fisherman’s Bastion): O local oferece uma vista privilegiada de Budapeste, pois fica localizado no alto da colina, no Distrito do Castelo, bem ao lado da Igreja Matthias.
Labirinto: O Labirinto foi uma das atrações mais curiosas e diferentes que visitamos em Budapeste. Chegamos no final da tarde e não sabíamos muito bem o que esperar, mas o passeio acabou nos surpreendendo positivamente. O local é parte de uma rede de cavernas e túneis subterrâneos no distrito do Castelo de Buda, uma das partes mais antigas da cidade de Budapeste.
Durante o passeio subterrâneo, encontramos estátuas, reportagens, fotografias e aprendemos mais sobre a história de Drácula.
Dica: Dentro do labirinto, os caminhos são geralmente escuros ou mal iluminados, por isso, pode ser que você precise usar a lanterna do celular em alguns momentos.
Sinagoga da Rua Dohány: Construída na década de 1850, a Sinagoga da Rua Dohány (também conhecida como a Grande Sinagoga) é considerada a mais imponente sinagoga da Europa e a segunda maior do mundo, se tornando uma das principais atrações de Budapeste.
A Sinagoga da Rua Dohany e o Museu Judaico Húngaro ficam no mesmo prédio, então, se você assim como eu é apaixonado pela história do povo judeu, não perca a oportunidade!
Dica: Participe de alguma das visitas guiadas oferecidas pela sinagoga. As visitas guiadas são gratuitas e disponíveis em diferentes idiomas como o inglês e o espanhol. Vale conferir se existe a opção também em português.
Parlamento: Super interessante pra quem se interessa por política ou quer conhecer um pouco mais sobre a história e cultura húngara ou européia de um modo geral.
Dica: Para visitar o Parlamento, é preciso comprar o ingresso online com antecedência. Para mais informações, clique aqui.
Rio Danúbio: O famoso Rio proporciona uma vista espetacular e uma atmosfera relaxante e romântica. Ideal para fazer uma caminhada, se exercitar ou simplesmente contemplar a natureza enquanto deixa os pensamentos fluirem.
Feira de Natal: Bom, essa é uma atração que acontece somente durante as festas natalinas em dezembro. Se você estiver em Budapeste nessa época, não deixe de conferir. Entrada gratuita e muita comida gostosa :).
Passamos sete dias na capital húngara e adoramos! Eu imaginava que a cidade fosse bonita, mas confesso que não esperava encontrar um lugar tão elegante, moderno e encantador. E você, já esteve em Budapeste? O que achou? Deixe aqui abaixo o seu comentário :).


