RaianiSibien

Viagens, momentos e histórias pelo mundo afora.

 

Numa tarde de terça-feira, durante uma conversa com um colega de trabalho, ele me sugeriu visitar um lugar chamado Villers-la-Ville, na região de Valônia, na Bélgica. Algumas semanas depois, tive a chance de visitar o local e adorei!

Um pouco da história do local

A primeira abadia, construção religiosa que abriga a comunidade monástica, foi construída em Villers no ano de 1146. Em 1197, iniciou-se um novo projeto de construção de uma nova abadia, em estilo gótica, que levou mais de 100 anos para ser construída. Durante este período, os quase 400 monges da comunidade possuíam quase 10.000 hectares de terra, que se estendiam até Antuérpia.

O século XVIII foi a segunda época de ouro da Abadia com edifícios medievais reconstruídos em estilo neoclássico. Nesse mesmo período, o Palácio do Abade e seus jardins foram construídos. Com a revolução francesa, as abadias foram saqueadas, vendidas e destruídas. O pouco que restou ficou em ruínas.

Em 1972, as ruínas foram classificadas como um local e monumento histórico e em 1992, a Abadia foi classificada como parte do excepcional patrimônio da Valônia, que hoje atrai turistas do mundo todo.

Uma tarde em Villers-la-Ville

Chegamos em Villers-la-Ville logo depois do almoço, tomamos um café e passamos o resto da tarde caminhando pelas ruínas.
Saindo do restaurante/cafeteria localizado ao lado da Abadia, encontramos uma timeline de toda a história do lugar. Em seguida, entramos pelas ruínas e visitamos todo o complexo, incluindo os jardins de ervas medicinais e os jardins Abbot’s Garden e o Monks’ Garden.

Nosso passeio durou cerca de 3h, o suficiente pra me encantar com Villers-la-Ville. O local traz uma paz e uma tranquilidade sem igual, ideal pra quem procura uma atividade mais relaxante ou algo mais cultural e histórico. Voltei pra casa com a sensação de missão cumprida e com a certeza de que a Bélgica oferece inúmeras opções de lugares lindos e interessantes a serem explorados.

E você, conhece Villers-la-Ville? O que achou do lugar? Deixe seu comentário aqui abaixo :).

 

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.