Depois de anos planejando, finalmente a viagem pra Malta aconteceu. Malta é um país localizado no sul da Europa, próximo a região da Sicília, na Itália. O pequeno país é uma ex-colônia britânica com um grande desenvolvimento econômico e grandes belezas naturais. Não é à toa que várias de suas cidades já serviram como cenário para filmes renomados como o Gladiador e séries famosas como Game of Thrones.
Malta é um arquipélago composto por cinco ilhas localizadas no Mar Mediterrâneo, sendo as três maiores ilhas Malta, Comino e Gozo.
Foram 5 dias explorando as principais cidades e atrações, que incluem Valletta, Sliema, Mdina e a Lagoa Azul. Gostei muito de cada lugar que visitamos e é sobre isso que vamos falar hoje.
Valletta – Capital de Malta e cidade histórica do país. Eu adorei Valletta, achei o lugar charmoso, intrigante e tranquilo. As principais atrações turísticas são a famosa Concatedral de São Paulo, o Forte de São Telmo, o Museu Nacional de Arqueologia, o Palácio do Grão-Mestre, os jardins do Upper Barrakka e Lower Barrakka, o Teatro Manoel, e Malta 5D – que conta a história do país em 5D.
Sliema – Situada entre Valletta e São Julião, Sliema é uma cidadezinha de praia que oferece várias opções de hotéis, lojas, bares e restaurants. Atualmente uma das áreas mais povoadas, a atmofera mais dinâmica e badalada de Sliema atrai turistas do mundo todo. Vale ressaltar que as praias não são de areia, mas rochosas.
De Sliema é possível pegar o barco até a Lagoa Azul, em Comino. O trajeto dura cerca de 30 minutos.
DICA: Se você tem um temperamento mais aventureiro e destemido, escolha sentar na parte da frente do barco (o barco pula bastante devido a velocidade e as ondas). Se você preferir algo mais calmo, escolha sentar na parte traseira onde você sentirá menos o impacto.
Lagoa Azul (Blue Lagoon) – Um lugar paradisíaco com águas azuis e cristalinas – coisa de filme ou de cartão postal!! Localizada na ilha de Comino, esse foi um dos meus passeios favoritos e é sem dúvida uma atração imperdível. É possível alugar cadeiras e sombrinhas de praia pra se proteger do sol, mas não existem muitos lugares pra sentar, tudo em volta são formações rochosas. As opções de comida também são poucas, então, sugiro levar alguma coisa pra comer se possível.
Mdina – Fãs de Game of Thrones provavelmente já ouviram falar de Mdina, o local onde foram feitas algumas das cenas da série. A antiga capital de Malta tem uma história que remonta mais de 4.000 anos. O lugar, que mais parece uma pequena vila fortificada, proporciona uma atmosfera medieval com ruas de paralelepípedos e construções de cores arenosas. Mdina é pequena e em poucas horas é possível visitor todo o local. Algumas das principais atrações incluem a emblemática Catedral de São Paulo, o Palácio de Vilhena, o Palazzo Falson e as impressionantes muralhas que caracterizam Mdina.
Curiosidade: Acredita-se que quando o apóstolo Paulo naufragou em Malta, ele tenha se estabelecido em Mdina.
As Três Cidades – Essas três pequenas cidades são formadas por Senglea, Vittoriosa e Cospicua. Saindo de Valletta, você pode pegar o barco que vai até as Três Cidades. Não sei se existe a opção de ônibus, mas vale a pena se informar caso essa seja a sua preferência. Confesso que as Três Cidades foi o lugar que menos me impressionou, mas gosto é algo muito pessoal. Se você tiver pouco tempo, eu aconselharia priorizar outros lugares ao redor do país. Se tempo não for um problema, se joga e visite TUDO que puder :).
Marsaxlokk – Localizada à beira mar, na região sudeste de Malta, essa pequena vila oferece boas opções de culinária pra quem gosta de peixes e frutos do mar. O mercado de peixes de Marsaxlokk, que acontece aos domingos, é famoso e reconhecido como um dos melhores do país.
A culinária maltesa é uma fusão de sabores e influências. Alguns dos pratos tradicionais incluem coelho, torta de peixe, sopa com queijo de cabra ou de ovelha, ftira (tipo de pão), e o pastizzi (massa folhada recheada com ricotta ou ervilhas).
Os idiomas oficiais de Malta são o Maltês e o inglês. Pra quem gosta de sol e mar, Malta é um ótimo destino em praticamente qualquer época do ano, já que o país desfruta de um clima mediterrâneo que oscila entre ameno e quente.
Espero que tenham gostado e até o próximo post :).