Há algumas semanas venho pensando sobre o que postar aqui no blog. Escrever sobre viagens nesse ano de pandemia foi, no mínimo, desafiador. A indústria do turismo foi brutalmente afetada com a redução drástica do número de vôos disponíveis, enquanto pessoas do mundo inteiro replanejavam suas viagens e se adaptavam às novas restrições de confinamento e isolamento social.
A foto acima foi tirada durante minha viagem ao Brasil em maio desse ano. Lembro que deixei pra fazer minha mala um dia antes da viagem por receio da passagem ser cancelada de última hora. Eu não sabia se conseguiria embarcar e como seria estar no país durante o lockdown, mas deu tudo certo e foi uma das melhores viagens da minha vida. A última vez que havia ido ao Brasil foi em 2014 e eu realmente precisava me conectar com as minhas raízes, rever minha familia e alguns amigos.
Confesso que, apesar das poucas viagens que fiz esse ano, nem sempre me senti à vontade pra compartilhá-las aqui. Minha sensação era que não fazia muito sentido falar sobre viagens enquanto vivenciávamos o caos da pandemia trancados dentro de casa. Além disso, percebi que as pessoas nem sempre viam com bons olhos quem se arriscava a sair de casa nesse período, ainda que seguindo todas as medidas de precaução recomendadas pelo governo.
Fato é que 2020 nos pegou de surpresa. Ninguém esperava passar por uma pandemia, não estávamos preparados ou acostumados a viver enclausurados, andar pelas ruas de máscara, e nos distanciarmos dos nossos entes queridos e amigos mais próximos. Todos fomos impactados pela pandemia de alguma forma, o que muda são as circunstâncias de cada um, a maneira de encarar situações de adversidade, nossa habilidade de adaptação e nosso nível de inteligência emocional.
Alguns aprenderam a lidar com a pandemia e aproveitaram para se reinventar, criar novos projetos ou colocar em prática o que não saia do papel. Outros, tiveram mais dificuldade e viveram crises de medo e ansiedade. Alguns aumentaram seus lucros, enquanto outros perderam seus empregos e dependeram do apoio financeiro do governo ou de ajuda de amigos e familiares.
Sem dúvida, 2020 vai ficar marcado na história e nós somos parte dela. Meu desejo é que 2021 seja um ano mais leve, mais positivo, de muita saúde pra todos, e que possamos finalmente voltar a abraçar quem amamos. Se possível, que seja um ano de mais viagens também :).
Desejo a todos um lindo Natal e um excelente Ano Novo!
