RaianiSibien

Viagens, momentos e histórias pelo mundo afora.

Como prometido no último post, hoje vamos falar sobre cafés e restaurantes em Viena :).

Nos cinco dias que estive em Viena, tive a oportunidade de conhecer um pouco da culinária austríaca e provar alguns dos tradicionais doces e pratos típicos. Comida é uma das minhas grandes paixões (quem não? haha), então vamos lá para algumas dicas:

Restaurante Schnitzelwirt: Um dos melhores restaurantes no quesito schnitzel (escalope de vitela empanado), tradicional prato típico da cozinha austríaca. Além de deliciosos pratos tradicionais com preço acessível, o local oferece um ambiente familiar e menos turístico. O Schnitzelwirt fica no bairro Neubau, fora do centro, mas se você estiver estiver hospedado nas proximidades ou quiser sair um pouco da muvuca do centro, essa é uma ótima opção.

Restaurante Silberwirt: Excelente no quesito culinária tradicional, ambiente e estilo. O Silberwirt é dividido entre a parte interna e externa para diferentes ocasiões e estações do ano. Como eu estive em Viena no verão, tive a oportunidade de sentar na sala externa com jardim e foi super agradável. Além da comida em si, a atmosfera aconchegante e mais eclética foi o que mais me chamou atenção. O local é ideal para qualquer situação, seja para se reunir com os amigos, um jantar romântico ou uma reunião de trabalho mais formal.
O restaurante fica localizado em Margareten, um badalado bairro de Viena.

Naschmarkt: O Naschmarkt é o mercado mais famoso em Viena e existe desde o século XVI. Além da venda de verduras, frutas e outros produtos alimentícios, o Naschmarkt abriga uma variedade de pequenos restaurantes da culinária local e internacional, e se tornou ponto de encontro entre jovens e adultos que preferem uma opção mais alternativa e despojada.

Depois de percorrer todo o mercado, escolhemos o Neni, um restaurante médio-oriente/israelense. Pedi um prato de hummus com quibe acompanhado de pão pita e kanafeh de sobremesa. A fome era tanta que esqueci de tirar foto do prato principal, mas a sobremesa não escapou do clique :).

Dica: Muitos sugerem visitar o mercado aos sábados. Minha dica é visitar o Naschmarkt durante a semana para evitar a aglomeração do final de semana.

Café Central: Um dos mais populares e tradicionais em Viena, o Café Central, inaugurado em 1876, atrai residentes e turistas do mundo todo e não é pra menos. Alguns dos maiores poetas, intelectuais, politicos, artistas e outras figuras influentes como Trotsky, Hitler, Stalin, Freud, e Zweig, frequentavam o local.
Enquanto tomava meu suco de laranja, fiquei ali imaginando as conversas entre eles, os planos secretos, as idéias discutidas, e o que eu perguntaria pra algum desses personagens se tivesse a oportunidade (esse daria um outro post, haha).

Localizado no centro da cidade, num antigo edifício do banco e da bolsa de valores de Viena, o Café Central possui uma arquitetura linda e oferece ótimos cafés, doces e pratos tradicionais da Áustria. Super indico!

Devido a sua popularidade, é aconselhável reservar mesa com antecedência pois a fila de espera costuma ser longa.

 

Café Sacher: Uma amiga alemã me falou tanto da Torta Sacher que assim que cheguei em Viena fui logo procurando o lugar que ela havia recomendado. O Café fica localizado no luxuoso Hotel Sacher Wien, no centro da cidade, e atrai turistas do mundo todo.

Existe toda uma história por trás da famosa Torta Sacher. Em 1832, o príncipe von Metternich instruiu o aprendiz Franz Sacher, com apenas 16 anos, a criar uma sobremesa para seus hóspedes. O doce, preparado com chocolate, geléia de damasco e chantilly, foi sucesso imediato e se tornou um dos símbolos culinários e culturais de Viena.

Adorei a textura e qualidade da torta, mas confesso que não me encantou. Provei duas vezes em dias diferentes e realmente não superou minhas expectativas; achei meio sem graça e doce demais. De qualquer forma, adorei a atmosfera sofisticada do Café Sacher e voltaria com certeza pra um chá da tarde.

Existem inúmeros cafés e restaurantes maravilhosos em Viena e seria impossível listar todos aqui. Durante a viagem, conheci outros restaurantes, mas nesse post tentei compartilhar somente os que mais gostei.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.