Bruxelas é uma cidade relativamente grande e cheia de atrações turísticas e atividades variadas para turistas e residentes.
Hoje escolhi sete das minhas favoritas atrações na capital belga:
Grand-Place & Town Hall: A Grand-Place (Grande Praça) é o centro histórico de Bruxelas e um dos lugares mais visitados na capital belga. O local preserva palácios imponentes de diferentes estilos, incluindo o estilo barroco, gótico e neoclássico. A construção da Praça começou no século XV. Em 1695, o local foi bombardeado por três dias consecutivos pelo exército francês e foi quase completamente destruído, mas conseguiu se reerguer novamente em menos de cinco anos.
Um dos palácios mais importantes na Grand-Place é o Town Hall, construído no século XV. Com um estilo gótico, a torre possui mais de 90m de altura e é coroada com o arcanjo São Michel, o santo padroeiro da cidade de Bruxelas. É o único edifício medieval remanescente da Grand-Place e é considerado uma obra-prima da arquitetura gótica.
A Grand-Place é sem dúvida um marco tanto para turistas como para residentes belgas que visitam o local.
Manneken-Pis: Bem pertinho da Grand-Place, encontramos o famoso e legendário Manneken-Pis, a figura de uma criança urinando em uma fonte. A pequena estátua possui pouco mais de 50cm mas é uma das maiores atrações turísticas de Bruxelas e símbolo da capital belga. A estatueta do Manneken-Pis possui seu próprio guarda-roupa, por isso, é possível vê-lo vestido com diferentes vestimentas durante o ano inteiro. Acho chique, haha!
Mont des Arts (Monte das Artes): O jardim do Monte das Artes é um dos lugares mais emblemáticos de Bruxelas e oferece uma vista panorâmica da cidade. Criado por Jules Vacherot, a pedido do rei Leopold II, o local também engloba a Biblioteca Real da Bélgica e os Arquivos Gerais do Reino. O Monte das Artes situa-se no centro de Bruxelas, próximo à várias atrações turísticas, incluindo a Grand-Place e museus como o Museu de Instrumentos Musicais, o BELvue, e o Palácio de Coudenberg.
O Jardim é lindo e sem dúvida uma atração imperdível!
Atomium: O Atomium foi um dos primeiros lugares que conheci quando me mudei para Bruxelas. A imponente estrutura foi construída para a primeira exposição mundial universal do pós-guerra (EXPO 58). As nove esferas representam um cristal de ferro ampliado 165 bilhões de vezes. Eles representam a fé que se tinha no poder da ciência e, além disso, no poder nuclear. Vale a pena comprar ingresso e subir no alto da estrutura. Além da vista privilegiada, é possível saber mais sobre a história do Atomium e explorar ainda algumas exposições de arte e outras atrações dentro do local. Parque du Cinquantenaire: Um dos principais parques de Bruxelas, o Parque du Cinquantenaire reúne um conjunto de jardins e museus, incluindo o Museu Real das Forças Armadas e da História Militar, os Museus Reais de Arte e História e à Autoworld. O local foi construído em 1880 para o 50º aniversário da independência da Bélgica e é palco de inúmeras atividades culturais e artísticas ao longo do ano. Um lugar excelente para fazer uma bela caminhada ou um picnic com os amigos. Parlamento Europeu: Bruxelas é o coração da politica Européia e abriga as instituições européias de maior relevância na atualidade, incluindo a Comissão Européia, o Parlamento e o Conselho Europeu.O Parlamentarium, maior centro de visitantes parlamentar da Europa, é aberto ao público e super interessante pra quem se interessa por assuntos relacionados à União Européia. O local dispõe de guias multimédia portáteis em qualquer uma das línguas oficiais da União Européia (UE). Entender melhor as atividades da UE, aprender como funcionam as dinâmicas da instituição e o processo de decisão política é uma oportunidade única.
Pra quem se interessar, o Parlamentarium fica aberto todos os dias da semana e a entrada é gratuita.
Place Sainte-Catherine: Eu acho esse lugar um charme e adoro passear aos redores da Praça Santa Catarina, principalmente no verão, seja simplesmente para caminhar, tomar um sorvete, comprar produtos naturais nas lojas especializadas, ou jantar em boa companhia. O local reúne uma série de bares e restaurantes deliciosos para diferentes gostos e transmite uma atmosfera descontraída e elegante ao mesmo tempo. Durante os meses mais quentes, é possível ver jovens e adultos sentados na beira do lago conversando, observando o movimento ou apreciando a vista.A área é provavelmente mais conhecida entre residentes do que entre turistas mas é uma excelente escolha para tomar um drink ou jantar.
Em dezembro, a Praça fica bem movimentada com o mercado de natal.
Bom, é isso, espero que tenham gostado das dicas. Até o próximo post :).

Tu ferais une excellente guide touristique Raiani 😉
CurtirCurtir
Tu ferais une excellente guide touristique Raiani 😉
CurtirCurtir
Rai, que maravilha, e que privilégio conhecer tudo isso! Obrigada pelas várias dicas, muito bem esplainado, de fácil entendimento, parabéns!
CurtirCurtir