Acabei de voltar de Dinant, uma cidade localizada no município da Valônia, província belga de Namur, e a 90 km a sudeste de Bruxelas. Não imaginava que a região fosse tão bonita; estou absolutamente encantada com a beleza desse lugar, superou e muito as minhas expectativas.
Antes da viagem, não pesquisei na internet ou procurei saber como era a cidade, simplesmente aceitei um convite e fui, de mochila nas costas, tênis, e uma camisetinha básica. O dia estava lindo – coisa rara aqui na Bélgica – e aproveitamos ao máximo para fazer atividades também ao ar livre.
Nossa primeira parada foi La Citadelle de Dinant, convertida em um museu de armas e história de guerras que ocorreram na região em diferentes épocas. Para chegar a Cidadela, visitantes têm a opção de subir a escadaria de 408 degraus (datada de 1577) ou pegar o teleférico. Nossa escolha foi subir de teleférico e descer pela escadaria.
Visitamos também a Collégiale Notre-Dame de Dinant, uma catedral gótica e um dos monumentos mais representativos da arquitetura gótica que se espalhou no antigo principado de Liège no século XIII. Bem interessante!
Prosseguimos com um passeio de barco, incluído no nosso pacote de visita à Cidadela. Esse foi o momento de descansar, aprender mais sobre a história do local e admirar a paisagem.
Após o passeio de barco, fomos almoçar e em seguida visitamos o La Maison de Monsieur Sax, um pequeno centro inteiramente dedicado ao inventor do saxofone, Adolphe Sax. O centro fica na 37 Rue Sax, na casa em que Adolphe nasceu em 1814.
Outra grande atração na cidade é a Grotte La Merveilleuse. Descoberta em 1904, a caverna é considerada uma das mais belas da Europa, atraindo turistas do mundo todo. Infelizmente, não tivemos tempo de conhecer a caverna mas não faltarão oportunidades.
Dependendo do seu ritmo, um dia inteiro é suficiente para ver as principais atrações da cidade, mas vale ressaltar que museus normalmente fecham cedo e a caverna funciona somente das 11h às 17h durante o verão e até às 16h no restante do ano.
A melhor época para visitar Dinant, na minha opnião, é no verão. Acho que um dia ensolarado deixa qualquer cidade mais bonita e é geralmente no verão quando vemos mais movimento nas ruas, mais atividades ao ar livre, e onde podemos aproveitar melhor o dia já que o sol se põe depois das 21h:00/22h:00 nessa época do ano.
Dinant foi uma descoberta deliciosa de um dia memorável. A Bélgica tem me ensinado a não subestimar o desconhecido, e como é bom se deixar surpreender.
Você já foi a Dinant? Como foi sua experiência? Compartilhe aqui nos comentários!
Maravilha Raiani !!! Lugares lindos. Gastronomia incrível. Parabéns pela viagem de aniversário em Praga na República Checa
CurtirCurtir
Maravilha Raiani !!! Lugares lindos. Gastronomia incrível. Parabéns pela viagem de aniversário em Praga, na República Checa
CurtirCurtir