Nazaré é uma cidade pequena mas de grande importância histórica e religiosa. Situada no sudeste da Galiléia, é considerada a capital árabe de Israel, com cerca de 70 mil árabes divididos entre cristãos e muçulmanos. Todos os anos, a cidade atrai milhares de turistas: religiosos, amantes da historia e pessoas que simplesmente desejam conhecer melhor Israel, sua cultura e peculiaridades.
Foi em Nazaré que Maria recebeu a notícia do nascimento de Jesus e onde Jesus passou grande parte da sua infância. Nossa primeira parada é no local onde o anjo anunciou à Maria que ela geraria uma criança:
- Basilica da Anunciação: Foi nessa basilica que foi revelado à Maria sobre o nascimento de Cristo. Aberta ao publico das 8 às 18h. No interior da igreja fica a Gruta da Anunciação – a parte mais sagrada da basilica – aberta das 5:45h às 21h para visitas e orações.
2. Igreja da Sinagoga: A sinagoga onde Jesus pregava e frequentava quando era jovem. Aberta ao publico de segunda à sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
3. Igreja Ortodoxa Grega de Santo Gabriel: Construída sobre a fonte que abastece o poço de Maria. Aberta ao publico de segunda à sábado das 8 às 17 e aos domingos das 12h às 14h.
4. Nazareth Village: Uma recriação de como era a vida na pequena Nazaré há 2.000 anos atrás, quando ainda era dominada pelos romanos. A simulação dura cerca de 1h e o ingresso custa entre 40 a 50 shekels.
5. O mercado árabe: Uma das minhas atrações favoritas. Localizado bem pertinho da Basilica da Anunciação, pelas ruas da Cidade Velha, o mercado cria uma atmosfera oriental e original. Existe uma variedade de opção que vai desde roupas, joalheria e acessórios de beleza à eletrônicos, artigos de decoração, produtos para casa e souvenirs para turistas. E como não pode faltar, as lanchonetes não deixam ninguém passar fome. No menu encontramos especialidades típicas como o pão pita, humus, massas folhadas com queijo ou chocolate, pancakes com amêndoas e outras variedades.

DICA: Um lugar ótimo para a compra de temperos, folhas secas e outras especiarias é o Elbabour Galilee Mill. A loja é maravilhosa e oferece uma grande variedade. Comprei um molho de romã para saladas, hortelã e umas rosinhas bem pequenas pra fazer chá, cravo, canela e alguns temperos para carne. Na verdade, sai comprando até o que não conhecia; o importante é experimentar, haha!

Como Nazaré é pequena, é possível caminhar entre uma atração e outra tranquilamente. Aproveite para explorar a cidade a pé, sem um roteiro especifico. É uma boa oportunidade de conhecer a cultural local, ver partes da cidade que não estão incluídas no mapa turístico e conhecer melhor o dia-a-dia dos residentes.
Boa semana a todos!
Ola, vc lembraria o horário de funcionamento do mercado arabe? teria dicas do que fazer la a noite?
CurtirCurtir