RaianiSibien

Viagens, momentos e histórias pelo mundo afora.

Escrevi sobre Paris há alguns anos, mas cada visita à Cidade Luz são novas descobertas. São dessas novidades que hoje quero compartilhar com vocês.

Decidi comemorar meu aniversário esse ano em Paris. Desde a última vez que visitei a cidade, em 2009, fiquei com a sensação de que a conhecia realmente pouco. Desse vez, me organizei melhor, pesquisei o que queria conhecer, quais museus, parques, restaurantes e monumentos me interessavam, peguei um trem e fui. Uma das vantagens de morar em Genebra é que Paris fica a apenas 3h de trem de distância. Da pra tomar café da manhã, almoçar e jantar na França e voltar para a Suíça no mesmo dia 🙂

Cheguei no começo da noite, deixei a mala no apartamento e fui caminhando em direção à Torre Eiffel. Era pôr do sol e o contraste do sol batendo na torre a deixava ainda mais deslumbrante. Em seguida, continuamos explorando a cidade nos arredores daquela área, que diga-se de passagem, é muito linda. Adoro a arquitetura dos prédios, as pequenas confeitarias com doces maravilhosos, o romantismo do Rio Sena e o estilo boêmio do parisiense. Andamos à beira do Rio Sena, atravessamos algumas das 37 pontes construídas sobre o Rio, fizemos o trajeto Champs-Élysées – Arco do Triunfo e finalmente paramos para jantar.

Na manhã seguinte, visitei o Museu do Louvre, mas dessa vez dediquei o dia inteiro para ver as exposições, e conclui que seriam necessários alguns dias para conhecê-lo por inteiro. São 403 salas e dezenas de milhares de obras. Gostei muito de tudo que vi, mas achei especialmente interessante o departamento de antiguidades orientais, divididas em três partes: a seção relativa à Mesopotâmia, ao mundo persa, incluindo a Ásia central, e o Levante (atual Síria, Líbano e Israel). Chegar perto do quadro da Monalisa é uma missão quase impossível. As pessoas se aglomeram na frente da pintura pra tirar foto e tem que ter muita paciência para esperar a multidão se dispersar.

O segundo museu que visitei, e o que mais gostei, foi o Musée d’Orsay. Aberto ao público desde 1986 e pequeno se comparado ao Louvre, o d’Orsay reúne a maior coleção de obras impressionistas do mundo, além de arte pós-impressionista e moderna. Mostrando a diversidade da criação artística no mundo ocidental entre 1848 e 1914, encontramos obras de artistas importantes como Van Gogh, Manet, Renoir, Bonnard, Cézanne, Monet, Gustave Moreau e Maurice Denis.  Adorei tudo que vi e a forma como as obras são expostas. Muito bem organizado!

Além dos vários museus, não faltam opções para relaxar em meio à natureza. Paris possui inúmeros jardins lindos, incluindo o Jardin du Luxembourg, Jardin des Plantes, Jardin des Tuileries, Jardin du Trocadéro, e o Jardins du Palais Royal.

Para aqueles que desejam ver Paris do alto, uma boa opção é subir na Torre Eiffel ou/e na roda-gigante La Grande Roue, em Place de la Concorde próximo da Torre. Fundada em 1772, a Place de la Concorde é conhecida como um dos palcos da Revolução Francesa e fica a poucos metros da famosa avenida Champs-Élysées.
A vista da roda-gigante é realmente linda. Super recomendo!

Outra atração turística que proporciona uma vista panorâmica de Paris é a Catedral de Notre-Dame. Além de sua importância histórica, o monumento é um dos mais antigos da capital francesa. Sua construção começou em 1163, e só foi concluída mais de 100 anos depois, em 1272.  Gosto da arquitetura gótica e a Catedral é um dos símbolos mais notáveis da arte gótica no país. O que me chamou atenção é que o interior da construção tem um aspecto visualmente mais “clean”, sem muitos objetos ou exagero de detalhes.
A subida na Torre de Notre Dame passa pelas partes superiores da fachada ocidental, que datam do século 13. Mas é bom estar em forma por que não existe elevador, são 387 degraus até o topo da torre sul.

Esse foi um pouco do que fiz e vi enquanto estive em Paris, mas a capital oferece centenas de atrações de vários tipos para variados gostos. Seria impossível escrever tudo em um post. Então, nos próximos posts vou falar sobre o Castelo de Versalhes, dar dicas de restaurantes e contar um pouco sobre meu dia na Disney Paris.

Tenham todos um ótimo dia!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.