RaianiSibien

Viagens, momentos e histórias pelo mundo afora.

Gruyère é uma cidadezinha localizada no estado de Friburgo, na Suíça. Nessa região, surgiu um dos queijos mais populares da Suíça, atualmente produzido também em Vaud, Neuchâtel, Jura e outros distritos do estado de Berna.

Nossa primeira parada foi na Casa do Gruyère (La Maison du Gruyère), onde é possível assistir como é feita a produção do queijo e saber um pouco mais sobre a história local e como tudo começou.

Os queijos são produzidos em dois horários: das 9h às 11h e de 12:30h às 14:30. O local é aberto ao público das 9h às 19h (junho – setembro) e até às 18h (outubro – maio). Preço do ingresso: 7 francos para adultos e 6 francos para estudantes e idosos.

Após nosso tour pela Maison, visitamos o Castelo de Gruyère, considerado um dos mais prestigiosos da Suíça. Situado no alto da cidade – com uma altitude de 830m – e rodeado pelos Alpes, o Castelo proporciona à seus visitantes uma vista privilegiada.  O monumento histórico foi construído entre 1270 e 1282 e pertenceu a diferentes dinastias até ser comprado pelo estado em 1938 e transformado em museu. O castelo é aberto ao público todos os dias das 9h às 18h (abril – setembro) e das 10h às 16:30 (novembro – março). Preço do ingresso: 10 francos para adultos e 8,50 estudantes e idosos. Para maiores informações, visite o site www.chateau-gruyeres.ch ou mande email para chateau@gruyeres.ch.

Depois do castelo, fizemos nossa parada obrigatória no HR Giger Museum Bar. Foi uma das experiências mais surreais e inusitadas que já vivi em termos de atrações turísticas. O interior do Bar possui forma de caverna, com o teto e as paredes cobertos por arcos que lembram vértebras de esqueletos. As cadeiras e as mesas acompanham o cenário, inspirado no mundo Alien, dando a sensação de estarmos vivendo em um futuro onde o que sobrou foram restos de uma civilização mutante. Me senti como se estivesse em um cenário de filme de ficção científica. Amei a experiência e esse bar foi o local que mais gostei de conhecer em Gruyère.

Nosso dia acabou com uma jantar incrível no restaurante Le Chalet, próximo ao Bar. Pedimos dois fondues feitos com diferentes tipos de queijo e alguns acompanhamentos. Uma delícia! Geralmente, o fondue é servido com pão, mas alguns restaurantes incluem também batata cozida, uma combinação que eu prefiro. A noite foi regada não só de muitas calorias e gordura, mas principalmente de um ótimo papo e muitas risadas 🙂

Voltei pra casa alguns kilos mais gordinha, mas feliz e satisfeita. E viva a vida!!!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.