A Itália foi o primeiro país que conheci fora do Brasil e o primeiro onde morei. É a minha segunda casa, o lugar onde me sinto bem, um país aconchegante e acolhedor.
Os italianos, de um modo geral, são intensos, falam o que pensam sem rodeios, às vezes são grosseiros sem necessidade, intrometidos e convencidos. Por outro lado são verdadeiros, prestativos, amáveis e disponíveis a ajudar sempre que preciso. São pessoas realmente incríveis! Essas características positivas se tornam um grande diferencial, especialmente se tratando de Europa, onde a maioria das pessoas são frias e individualistas.
Outra vantagem de morar na Itália é a beleza natural que o país oferece. As cidades possuem um charme sem igual, uma beleza clássica e delicada. Lugares como Veneza e Capri, no norte e no sul da Itália respectivamente, formam um cenário digno de cartão postal.
O clima é bem definido, a culinária é maravilhosa, as pessoas têm tempo para socializar e existem várias opções de lazer a baixo custo.
Os italianos adoram se encontrar para um aperitivo (happy hour) depois do trabalho. Principalmente durante o verão, muitos bares/cafeterias oferecem diferentes opções de petiscos a um preço fixo, para tornar o happy hour ainda mais agradável e gostoso. Ideal para um encontro informal.
Viver na Itália é ter qualidade de vida. As pessoas conseguem alugar seu próprio apartamento, se alimentar bem e ter uma vida confortável sem necessariamente possuir uma renda alta.
Mas como nada é perfeito, o país tem também suas desvantagens, incluindo a burocracia e a discriminação dos italianos em relação aos imigrantes. Infelizmente, estrangeiros nem sempre são vistos com bons olhos ou tratados da melhor forma. Isso realmente me incomodava muito quando morava na Itália. Não se pode rotular e generalizar toda uma nação por conta de alguns indivíduos que se comportam de uma certa forma. Enfim…
Curiosidade: O comércio geralmente fecha às 12/12:30 para o almoço e só volta a funcionar às 15:30/16h. Por isso, é possível almoçar com calma e ainda tirar um cochilo 😉
Gostaria de saber mais? Deixe seu comentário.
Boa semana, pessoal!

Olá, como faço para alugar um imóvel ainda fora do país ou mesmo já estando na Itália?
CurtirCurtir
Oi Julie,
De um modo geral é necessário apresentar comprovante de renda dos últimos 3 meses, contrato de trabalho e documento necessário para residir no país (ex: cidadania italiana ou permeio de trabalho).
Espero te ajudado!
CurtirCurtir
Oi Rai! adorei o post!!!
Poderia falar mais sobre Montova sobre o custo de vida?
Obrigada!
Sucesso!!
CurtirCurtir
Oi Lerissa,
Tudo bem? O custo de vida em Mantova é compatível com o quanto as pessoas ganham (em torno de 1000 a 1300 ao mês). Por exemplo, é possível alugar um apartamento de 1 quarto a 300 euros por mês e viver uma vida relativamente tranquila.
Tem um post onde falo só sobre Mantova: https://raianisibien.com/2012/09/17/mantova-la-mia-piccola-citta-in-italia/
Beijos,
Rai
CurtirCurtir