Em novembro de 2014, tive a felicidade de me formar em jornalismo pela Kingston University, em Londres. Mas como funciona a cerimônia de formatura?
A cerimônia pode acontecer de manhã ou de tarde. Geralmente, as universidades organizam os horários e dias das formaturas de acordo com a área de estudo dos alunos, por isso, turma de humanas e exatas se formam em horários e dias distintos.
Minha formatura aconteceu em um teatro, às 10h da manhã de uma linda terça-feira. Pediram para que chegássemos com duas horas de antecedência para prepararmos a beca, tirarmos fotos no estúdio (opcional) e acertarmos os detalhes finais antes do evento.
O formando tem direito a somente dois convidados, e cada ingresso custa cerca de 20/25 libras. A cerimônia é solene, bem organizada e dura menos de 2 horas.
No palco do teatro, cerca de 10/15 representantes acadêmicos alternavam seus discursos. Individualmente, cada formando era chamado no palco, onde recebia o cumprimento dos professores e aplauso dos convidados presentes.
Um misto de ansiedade, euforia e nervosismo tomou conta de mim minutos antes de anunciarem meu nome. Havia esperado tanto por aquele momento, e finalmente alí estava ele, diante dos meus olhos e dentro do meu coração.
Assim que a cerimônia acabou, fomos convidados para uma recepção em um local próximo ao teatro. Apenas alguns petiscos e bebidas, no mais tradicional estilo inglês.
Como era horário de almoço, as pessoas não ficaram muito tempo no local, e saíram para almoçar com seus convidados. Como consequência, vi poucos colegas e só consegui falar com alguns.
Prós: A cerimônia é breve e objetiva, e o formando pode aproveitar o restante do dia para celebrar a conquista com a família e amigos.
Contra: Não vejo o menor sentido em organizar uma formatura tão cedo e ainda pela semana, onde nem todos os familiares e amigos poderão participar do evento. Minha amiga só pode comparecer por que não havia aula naquele dia. Lembro que tive que acordar por volta das 5h para me preparar e conseguir chegar no local com antecedência. Se não fosse minha mãe, provavelmente não teria ido à minha cerimônia de formatura, pois havia dormido mal e acordado morrendo de sono e cansada.
Dicas: Se prepare para gastos adicionais. Além de alugar a beca e comprar ingressos para os meus convidados, acabei comprando também uma capa protetora para o diploma, DVD e fotos da formatura, que no total me custaram 65 libras.
Não crei muitas expectativas. A formatura na Inglaterra é elegante mas simples, sem “auê”. A recepção (comes e bebes) é só mesmo para não passar em branco, mas é uma boa oportunidade para encontrar e conversar com ex colegas de classe.
Para quem está acostumado com o modo festeiro do brasileiro, tendencialmente achará a cerimônia de formatura inglesa um pouco sem graça. Eu já me acostumei com a cultura deles e certos comportamentos passam despercebidos, mas minha mãe ficou impressionada com o modo educado, organizado e reservado deles em um momento de celebração como a colação de grau.
Apesar de ter sido um pouco diferente do que imaginava, aquele foi sem dúvida um dos dias mais especiais e marcantes da minha vida. Um obrigada especial à minha mãe que veio do Brasil especialmente para a minha graduação, e ainda me deu um anel de formatura lindo de presente. Os anéis possuem uma pedra específica representando o curso escolhido pelo formando. Na área do jornalismo e também do direito, usa-se uma pedra de rubi vermelho. É um anel que carrega muitos significados, marca a conclusão de um ciclo e o começo de uma nova etapa.




