Roma possui uma infinidade de ótimas opções de restaurantes e confeitarias. Vamos conferir algumas delas:
Restaurantes:
Minha primeira dica é o incrível Alexander Platz Jazz Club, o jazz clube mais antigo de Roma. Um amigo me levou para assistir a uma apresentação musical no local, e fiquei encantada. Atmosfera artística e despojada, música ao vivo e opções de pratos deliciosos. O restaurante propõe pratos típicos da culinária mediterrânea com elementos da cozinha regional italiana. Muito, muito bom! O jazz clube fica localizado próximo da estação de metrô Ottaviana, na Via Ostia, n°9.
Para quem costuma sair e jantar mais tarde, indico o restaurante La Zanzara, aberto até as 2h da manhã. Com um ambiente arrojado, o La Zanzara possui um leque de opções de entradas (antipasto), primeiro (primo) e segundo (secondo) pratos, vinhos e sobremesas. Meu pedido foi um filetto di manzo com batata ao forno, e um vinho tinto proveniente da região do Lácio (Lazio). Adorei!
Antipasto: entradas, pratos pequenos. Primo: Pratos de massas como macarrão e risotto. Secondo: Pratos de carne (frango, boi, porco, peixe etc).
Para quem quiser experimentar um pouquinho da culinária napolitana, minha dica é o restaurante Napul’è, localizado próximo a estação Ottaviano, no centro de Roma. Ótimo atendimento ao cliente, ambiente inimista, e uma comida maravilhosa. Nápoli, assim como outras cidades do sul da Itália, é famosa pelos pratos de frutos do mar pois fica na região costeira. O Napul’è, mantendo suas raízes, oferece uma variedade de pratos de peixes, além de outras carnes e massas em geral. Nossa escolha de bebida foi o Gragnano, um vinho tinto ligeiramente com gás originário da região napolitana.
Para quem estiver próximo a Piazza del Popolo (Praça do Povo), recomendo o Antica Osteria Brunetti, localizado no coração de Roma, e a poucos metros da praça. Aberto desde 1949, esse pequeno restaurante combina elementos rústicos e elegantes, e oferece pratos deliciosos típicos da cozinha tradicional italiana.
Saindo um pouco da culinária tradicional, existe um bairro judeu chamado Portico di Ottavia, onde as lanchonetes e restaurantes servem comida kosher, e pratos tipicamente judaico-romanos, uma mistura interessante e bem gostosa. Para aqueles que gostam de peixe ou são vegetarianos, indico o Ba’ Ghetto Milky. Esse restaurante é especializado em peixes, mas não serve nenhum outro tipo de carne. Eu pedi um baccalà como entrada e um macarrão com tomate cereja como prato principal (veja foto abaixo). Confesso que senti falta da carne, mas valeu a experiência. É bom mudar de vez em quando 🙂
Confeitarias (Pasticcerie):
Para os apaixonados por tiramisù e doces em geral, indico o Bar Pasticceria Pompi, na Piazza Spagna. Tive a oportunidade de provar algumas sobremesas da Pompi e amei. Virou parada obrigatória toda vez que vou a Roma.
A poucos metros de distância da Pompi, está a tradicional chocolateira Venchi. Criado pelo italiano Silvano Venchi em 1878, é o chocolate mais renomado do país. O produto pode ser comprado avulso, como se vê abaixo na foto, ou em caixinhas já decoradas para presente. Um luxo! Os preços variam de acordo com o tipo de chocolate e a quantidade escolhida.
A sorveteria e confeitaria Don Nino, faz sorvetes artesanais deliciosos, além de doces de dar água na boca. O local é bem pequeno, sem excesso de variedades, mas de uma qualidade extraordinária, próprio das sorveterias italianas. Na Itália, eles não fazem questão de variedade (quantidade), mas a qualidade é marca registrada, desde os produtos, que são naturais, o manuseio para a fabricação artesanal, até o atendimento ao cliente.Don Nino fica localizado próximo ao Pantheon, no centro de Roma.
É impossível não se apaixonar pela culinária romana. São tantos restaurantes, bares, lanchonetes e confeitarias maravilhosas, que o difícil é realmente escolher onde ir. Roma é literalmente uma delícia 😀
Beijo no coração e uma ótima semana a todos!




















