Encontrar acomodação em Londres pode se tornar uma missão estressante e cansativa. Na capital inglesa as pessoas geralmente alugam quartos e dividem o resto da casa com outras pessoas, já que alugar uma casa inteira custa muito caro.
Para obter resultado, é necessário checar com frequência os anúncios nos sites de quartos/casas para alugar, tais como o Spareroom.co.uk, Easyroommate e o Gumtree. Para cristãos à procura de um ambiente segundo suas crenças, indico o Kingdom Houses . Entre nesses sites, leia os perfis de cada anunciante, olhe as fotos (se estiverem disponíveis) e veja se a oferta está dentro dos parâmetros que você deseja. Se estiver, contacte o anunciante imediatamente, pois as melhores oportunidades vão embora em um piscar de olhos. Lembre-se que para contactar alguém, você precisará se cadastrar no site.
É interessante também criar um anúncio explicando quem você é, o que/onde procura e o quanto pode pagar pela vaga. Escreva-o de forma positiva, demonstrando ser uma pessoa sociável, amigável, divertida, que sabe respeitar a individualidade dos outros, honesta e organizada. Desse modo, as pessoas com quartos disponíveis também poderão visualizar seu perfil e te contactar.
Os candidatos ao novo quarto passam por uma breve entrevista com os demais ocupantes da casa, conhecem o quarto em questão e depois de alguns dias recebem a resposta se podem ou não se mudar para a nova residência.
Nesses três anos morando em Londres, me mudei de casa duas vezes e posso dizer que ODEIO todo esse processo de “entrevista” para conseguir um quarto. É quase pior do que uma entrevista de emprego, pois nesse caso você é analisado pela sua personalidade, carisma, condição social, status de relacionamento, etc. Entendo que ninguém quer morar com alguém estranho ou que não tenha condição de pagar o aluguel no final do mês, mas muitas vezes é frustrante sair de casa nesse frio, pegar metrô/trem, ir até o local, ser entrevistada e depois de duas semanas receber uma mensagem no celular avisando que eles escolheram outra pessoa. Se você for estudante, suas chances de conseguir um quarto se reduzem consideravelmente, pois a grande maioria dos profissionais preferem morar com pessoas mais maduras e que possuem uma estabilidade econômica que estudantes geralmente não tem.
É essencial ter paciência. Muita gente se precipita e acaba fazendo mau negócio, pagando excessivamente caro por um quarto que mal cabe duas pessoas em pé. Alugue quando tiver realmente certeza de que aquela vaga é o que está procurando. Leve em consideração não somente o tamanho do quarto, mas também quantas pessoas moram na casa (ideal no máximo quatro pessoas) e sua localização.
Boa sorte na procura e força na peruca 😉
