RaianiSibien

Viagens, momentos e histórias pelo mundo afora.

IMG_6897 IMG_6896 IMG_7448  IMG_7442

Falar sobre a Capadócia é tentar descrever em palavras sentimentos, sabores, paisagens, cultura, aprendizagem, momentos e recordações. Eu amei cada segundo nesse lugar e voltaria para lá amanhã se pudesse.

Durante nossos primeiros dias em Istambul, contactamos uma agência de viagem e compramos nossa passagem de ônibus para a Capadócia. Os ônibus saem às 19:30h de Istambul e chegam na Capadócia por volta das 7:30h da manhã do dia seguinte. Praticamente 12 horas de viagem que poderiam ser reduzidas a duas, se tivéssemos optado pela viagem de avião que custava o dobro na moeda local ou 20 euros a mais do que a passagem de ônibus.

Dica sobre meio de transporte: Sugiro viajar de avião ao invés de ônibus. Eu me arrependi de ter ido de ônibus por diversas razões como: passar a noite em claro, o motorista falando ao celular e fumando enquanto dirigia, não me sentir segura em relação ao trânsito turco (que é uma loucura, já que praticamente não existem regras de trânsito) e um grupo de adolescentes falando e rindo alto a viagem inteira. Pague um pouco mais, mas tenha conforto, tranquilidade e bom humor, por que passar a noite em claro não é para qualquer um.

Chegamos em Goreme na Capadócia e pegamos um táxi até nosso hotel, o Koza Cave Hotel. Havíamos comprado o pacote de dois dias de tour organizado com guia turístico durante nossa estadia na cidade, mas acabei perdendo o primeiro dia do passeio, por que não estava me sentindo bem e precisei ficar de repouso no hotel. De qualquer forma, nosso hotel era tão maravilhoso que não foi um grande sacrifício.

Dica de Hotéis em Goreme, Capadócia: Existem hotéis convencionais ou hotéis em estilo caverna (cave) e esses são sem dúvida os melhores e mais interessantes. Super indico o Koza Cave Hotel pois além do quarto ser lindo, confortável, limpo, rústico e elegante, do terraço do hotel dá para ver boa parte da cidade e os funcionários são super atenciosos, simpáticos e nos ajudaram em tudo o que precisamos. Abaixo estão algumas fotos do hotel.

IMG_6584 IMG_6600 IMG_6579

Outro hotel que sugiro considerar, é o Local Cave House Hotel. Essa foi uma indicação de um amigo, mas quando tentamos fazer reserva já não tinha mais vaga.

No segundo e mais esperado dia para nós na Capadócia, era o dia de voar de balão!!! Os vôos de balão acontecem bem cedinho, praticamente antes do sol nascer, tem duração de uma hora ou uma hora e meia e é uma experiência única, maravilhosa e inesquecível. Para mim, foi um sonho realizado!
IMG_6780 IMG_3333 IMG_3338 IMG_6724
Uma van nos buscou na porta do hotel às 4:30h da manhã e  às 5:00h já estávamos no local onde o balão partiria. Tivemos que esperar que a intensidade do vento diminuísse e então começaram as preparações. Éramos 15 pessoas e a viagem de uma hora foi super tranquila. Uma delícia poder ver a cidade do alto.
No final do passeio de balão, uma garrafa de champagne é aberta, todos os presentes são servidos e cada um recebe um certificado de vôo, muito legal e divertido.
IMG_6842 IMG_6866
Dica sobre vôo de balão: Pense duas vezes antes de aceitar voar de balão por uma empresa que você nunca ouviu falar, principalmente se já tiver em mente com quem quer voar. As agências de viagem geralmente tem convênio com empresas de balão e tentarão te vender o bilhete de uma empresa específica.
Antes de viajarmos para a Turquia, havíamos pesquisado com qual empresa fecharíamos o tão esperado passeio de balão. Tínhamos o nome das duas melhores empresas que são a Butterfly Balloons e a Royal Balloons. Quando fomos comprar as passagens de ônibus para a Capadócia, decidimos comprar também o bilhete para o balão. Na agência de viagem, os funcionários nos convenceram a voar com a Sultan Balloons e nos arrependemos, pois eles não fizeram o trajeto bacana que outras companhias fazem e acabei não tendo a oportunidade de ver tudo o que havia planejado e visto em fotos. Tive a impressão que eles foram até metade do caminho e voltaram. Pagamos menos com a Sultan Balloons, €90 por pessoa, enquanto a Butterfly e Royal Balloons por exemplo, cobram quase o dobro do preço.
Uma das diferenças é que as companhias mais caras te dão a oportunidade de voar com no máximo 12 pessoas, permitindo assim uma visão mais ampla de toda a paisagem lá do alto, mais espaço dentro do balão para se movimentar e tirar foto, enquanto outras empresas aceitam de 15 a 20 pessoas. Se voltasse para a Capadócia hoje, voaria com uma das duas companhias que mencionei acima.
IMG_6732 DSC02848 DSC02844 IMG_6810

Dica 2: Marque o passeio de balão ao menos um dia antes da data de retorno da Capadócia. Devido ao fato do balão ser movido de acordo com a direção do vento, se o vento estiver muito forte, é provável que o vôo seja cancelado. Se cancelado, você terá que esperar até a manhã seguinte. Se for ficar na cidade por exemplo de segunda a quarta, escolha voar na terça, assim se o passeio for cancelado,  você poderá fazê-lo na quarta.

No próximo post, continuarei falando da Capadócia, suas cidades subterrânea, seus pontos turísticos e restaurantes.

Um ótimo domingo e boa semana a todos 🙂

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.