Antes de mais nada: Adorei a cozinha turca!!!
Conheci vários restaurantes e cafés maravilhosos em Istambul e gostei de quase tudo que provei. Na noite em que chegamos em Istambul jantamos no café e restaurante Palatium, em frente ao luxuoso hotel Four Seasons em Sultanahmet. A atmosfera desse restaurante é relaxante, descolado, descontraído e jovem. Existem mesas com cadeiras para quem preferir uma refeição, digamos mais formal, mas tem também mesas com puffs para clientes que preferem algo mais despojado. Meu pedido foi um frango com batatas assadas e como bebida um suco de rosas. Adorei o suco e a comida. O preço é acessível e os garçons falam inglês sem dificuldades (algo que geralmente acontece nos restaurantes chiques e caros). Além disso, embaixo desse restaurante foram descobertas ruínas de construções romanas datadas séculos passados, e atualmente é aberto ao público para visitas. Amei o Palatium!!!!
Outro restaurante que visitamos foi o Faros Restaurant Sultanahmet. Esse restaurante fica na Alemdar Caddesi, rua principal onde passam os trams, e é bastante frequentado. Gostei do local mas não vi nada de especial. Achei a cozinha deles com um toque europeu, direcionado a turistas. Depois de meia hora escolhendo (tem coisas que nunca mudam…haha) acabei pedindo uma pizza e duas bebidas. Pois é, duas bebidas por que a primeira (fruto da minha boa intenção de conhecer a fundo a culinária turca) foi o Ayran, uma bebida tradicionalmente turca de iogurte salgado. Meu paladar brasileiro e meio europeu julgou a bebida como no mínimo exótica, não gostei do sabor e não consegui beber nem a metade. Acabei pedindo um coquetel, haha!
OBS: Para quem não estiver muito interessado em conhecer a culinária turca, não quer perder muito tempo em restaurantes ou viajou com pouca grana, próximo ao restaurante Faros é possível encontrar inúmeras opções de restaurantes e cafés, inclusive fast food como Burger King, McDonalds e Starbucks.
Na manhã seguinte, o local escolhido para o café da manhã foi o Bodrum Café & Restaurant, perto da Cisterna Basílica. O garçom que nos serviu era simpático e fomos bem servidos. Meu pedido foi um omelete com vegetais e suco de tamarindo. Achei a comida saborosa mas ouvi dizer que o almoço ou jantar no Bodrum é melhor do que o café da manhã deles.
Falando nisso, sugiro o tradicional café da manhã turco, que inclui diferentes tipos de queijo, salame, ovo cozido, salada, geléias e pão. Esse é um bom modo de experimentar a culinária tradicional e a variedade de sabores torna a experiência uma delícia.
Um dos lugares que experimentei esse café da manhã foi no Mado, famosa rede de sorveteria onde também são servidas outras refeições. Os sorvetes são famosos por serem feitos com leite de cabra e as sobremesas parecem ser deliciosas.
Um sorvete que não deixaria de tomar por nada nesse mundo é o sorvete da Cold Stone. Desde que voltei dos Estados Unidos em 2008 não havia mais visto essa sorveteria em lugar nenhum. Por sorte e coincidência, enquanto estava no ônibus em direção às Fortalezas de Rumeli, passei em frente a famosa sorveteria americana e quase não acreditei! A Cold Stone fica praticamente em frente ao ponto de ônibus Kabatas Lisesi e não é difícil encontrar. Vários ônibus (como por exemplo o 42T e o 25) que saem da estação de Kabatas passam por alí.
Depois de “me jogar” no sorvete, foi hora de voltar para Sultanahmet. Naquela noite e na noite posterior jantamos no Green Corner Cafe and Restaurant e no The Han Restaurant, respectivamente. Os dois ficam localizados atrás do Gulhane Park em Sultanahmet e a poucos metros de distância entre si. Fui olhar a avaliação desses dois restaurantes no Tripadvisor quando voltei de Istambul e para minha surpresa o Green Corner Cafe/Restaurant é melhor conceituado do que o The Han Restaurant que eu gostei infinitamente mais. Acho que é questão de gosto e sorte, já que fomos super bem tratados no The Han e lí o comentário de algumas pessoas que reclamaram que os garçons foram grosseiros ou coisa do tipo. Bom, continuando, no Green Corner pedi húmus (pasta de grão de bico) como entrada para passar no pão e um prato principal de frango, batata assada e verduras. Quando o prato principal chegou, o húmus ainda nem tinha chegado. Perguntei ao garçom e só o trouxeram à mesa quando já havia quase terminado de jantar. Pedi um suco e também demoraram para trazer. O garçom tentava ser simpático mas continuava a fazer piadinha sem muito sentido. Não curti muito mas talvez foi falta de sorte a minha…
No The Han eu gostei de tudo!!! Adorei a comida, amei o ambiente e a forma como fomos tratados. Apesar de ter lido algumas avaliações negativas sobre esse restaurante, posso dizer que minha experiência foi muito positiva e indicaria esse local pra minha família e amigos.
Para quem preferir algo sofisticado, indico o Hotel Four Seasons. Não é preciso estar hospedado no hotel, somente aparecer quer seja para o café da manhã, almoço ou janta e dizer que gostaria de fazer sua refeição ali. Tomei café da manhã no Four Seasons em um dos dias que estive em Istambul e foi maravilhoso. O serviço é impecável e a qualidade da comida de primeira. As cadeiras e mesas onde é servido o café da manhã ficam no meio de um jardim enorme, lindo e cheio de flores. Achei super chique, elegante e bonito! O preço do café da manhã para duas pessoas custa cerca de 150 liras turca.
Para quem estiver indo visitar a Torre de Gálata, indico o restaurante Galata Kiva, praticamente em frente à torre. A minha comida estava uma delícia, especialmente minha salada de feijão, o ambiente era agradável e preço justo. Aprovadíssimo 🙂 As sobremesas foram um pudim (que parece o nosso pudim de leite condensado), um manjar (que não gostamos) e laranjas caramelizadas com um cremezinho meio sem gosto, mas que junto à laranja complementa o sabor.
Em termos de sobremesas, existe uma infinidade de diferentes doces tradicionalmente turcos servidos em vários lugares. Um dos mais famosos é o baklava, um tipo de massa folhada com nozes, pistachios e outros ingredientes e banhada a mel ou xarope. Apesar do Baklava ser muito doce e absurdamente calórico, é gostoso. Não cheguei a me “apaixonar” por nenhuma das sobremesa que experimentei na Turquia, mas amei ter provado sabores tão diferentes do que estou acostumada e ter conhecido um pouquinho da culinária turca e otomana.


















