RaianiSibien

Viagens, momentos e histórias pelo mundo afora.

Parte interior do Coliseu em Roma

Parte interior do Coliseu em Roma

Roma é uma das minhas cidades preferidas na Itália. É um lugar mágico, cheio de belezas naturais, história, cultura, romance e encanto. A primeira vez que estive em Roma foi em 2006, alguns meses depois de ter me mudado para a Itália com minha família. Nossa primeira viagem a Roma foi meio aventureira, não havíamos feito reserva em hotel ou feito qualquer planejamento dos locais que visitaríamos. Lá fomos eu, minha mãe e minha cunhada, unidas na loucura e na aventura, haha! Saímos de casa às 5:30h da manhã. Era inverno, Mantova estava coberta pela neblina e o relógio marcava 5°C, bem friozinho mas poderia ser pior.  A viagem de trem de Mantova a Roma dura cerca de cinco horas mas em boa companhia as horas se tornam oportunidades para colocar o papo em dia.

Do lado de fora do Coliseu

Do lado de fora do Coliseu

Chegamos em Roma antes do almoço e saímos a procura de hotel. Por sorte, a estação de trem fica próximo a vários hotéis, então não foi difícil achar um lugar para ficar. Deixamos nossas mochilas no hotel e partimos direto para o Coliseu. O Coliseu se tornou a maior atração turística de Roma e todos os anos milhares de pessoas visitam o interior da arena. Para religiosos, o Coliseu tem um sentido ainda mais significativo, visto que um grande número de cristãos foram martirizados nessa arena.

Além do Coliseu, outros lugares que visitamos foi a Fontana di Trevi, o Fórum Romano, o Pantheon e a Basílica de São Pedro  dentro do estado do Vaticano. Outros pontos turísticos importantes em Roma são a Galleria Borghese, os Musei Vaticani e Cappella Sistina, Piazza Navona, Palazzo Spada e la Galleria Prospettica, Parco Savello o Giardino degli Aranci, Campidoglio e Campo de’ Fiori.

Na Basílica de São Pedro

Na Basílica de São Pedro

Fontana di Trevi

Fontana di Trevi

Estive em Roma umas quatro vezes mas toda vez é como se fosse a primeira. Tem sempre algo novo a ser visto, lugares novos a serem explorados e momentos novos a serem vividos. Algumas pessoas que nunca foram a Itália consideram Milão mais interessante que Roma, mas a não ser que seu objetivo seja fazer compras ou ir em baladas – nesse quesito Milão é realmente a melhor opção – Roma é sem comparação mais bonita, mais interessante e intrigante.

 Dica: Não deixe de comprar o cartão turístico-cultural da capital, o Roma Pass. Você pode adquirir o pass card de €32 ou de €34 dependendo dos locais que pretende visitar. Esse cartão dá direito a entrada gratuita em dois museus/ monumentos arqueológicos e oferece descontos nos demais museus. É valido por três dias e vale muito a pena porque além de economizar, te da uma certa prioridade na entrada desses locais.

A entrada é gratuita para os seguintes museus: Museu da República Romana e a memória de Garibaldi, Museo Bilotti na Villa Borghese, Museo Canonica, Museo delle Mura, Museu Napoleônico e Villa di Massenzio (durante a vida do Roma Pass, além de dois ingressos grátis) .

O Roma Pass oferece também acesso gratuito ao transporte público, o que é uma “mão na roda”. Válido até às 24:00 h no terceiro dia da primeira validação, meios de transporte ATAC (superfície, A e B metro e regionais ferrovias Roma-Lido, Roma Flaminio-Piazza del Popolo e Roma-Viterbo Giardinetti), dentro da cidade.

Dica 2: Apesar do clima em Roma ser agradável na maior parte do ano, a melhor época para visitar a capital italiana é abril/ maio ou setembro/outubro, onde o clima não está nem muito frio e nem muito quente.

P1010878

Em uma das últimas vezes que estive em Roma (em Setembro de 2010), fui a trabalho e só deu tempo de visitar a Basílica São Pedro. Fui dar uma entrevista na Rai 1 para divulgar meu CD que na época tinha acabado de ser lançado. Foi uma grande oportunidade também para divulgar um pouquinho da música brasileira, já que cantei ‘Meu Bem Querer’ ao vivo, música do nosso querido Djavan.

Tenho ótimas lembranças de Roma e voltaria amanhã se pudesse. Assim que tiver a oportunidade de voltar, atualizarei esse post com dicas de restaurantes e outros lugares.

Visite Roma com tempo, com calma e em boa companhia, de preferência a dois. Bom passeio!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.