RaianiSibien

Viagens, momentos e histórias pelo mundo afora.

Olá pessoal,

A comida japonesa/chinesa é bastante difundida no Brasil mas eu nunca entendi que graça as pessoas viam nesse tipo de comida. Confesso que tinha até mesmo um certo preconceito em relação à culinária oriental de um modo geral, mas desde minha vinda para Londres muitas coisas mudaram, dentre elas, meu conceito e minhas preferências por comidas de outros países.

Continuo não gostando de qualquer prato que tenha peixe cru como o sashimi e alguns sushis, mas sou apaixonada por outros pratos como shumai, dumplings, edamame, chicken katsu curry, chicken teriyaki, chiken satay, arroz colorido e tantos outros.

Há algumas semanas almocei no restaurante japonês K10 e amei! o K10 fica bem perto da estação de metrô de Moorgate no centro de Londres e praticamente todos os pratos são preparados na hora. O restaurante funciona de maneira um pouco diferente e mais casual, onde os cliente se sentam em volta de uma longa mesa onde pequenos pratos vão passando na frente dos clientes e eles se servem. Vou postar uma foto aqui embaixo para vocês entenderem melhor o que quero dizer.

Restaurante K10. Imagem por www.fluidlondon.co.uk

Restaurante K10. Imagem por http://www.fluidlondon.co.uk

Almoço de ontem no K10

Almoço delícia no K10

Outro restaurante japonês que não deixo de visitar de vez em quando é o  Tsunami. Localizado em Clapham e Goodge Street, o restaurante se tornou popular pelos seus sushi rolls e oferece pratos maravilhosos como o scallops grelhado com molho flambé meio apimentado com whisky. O shumai de frango do Tsunami também é uma delícia.

Grilled Scallops: masago & creamy spicy sauce flambé with whisky

Grilled Scallops: masago & creamy spicy sauce flambé with whisky

OBS: Apesar dos dois restaurantes pertenceram ao mesmo proprietário,  o Tsunami de Clapham é consideravelmente melhor do que o de Goodge Street, o espaço é bem maior, a comida melhor e o ambiente em geral mais agradável.

Para o dia a dia, indico a Wasabi. Barato e fácil de achar (quase todo bairro em Londres tem um Wasabi), esse restaurante japonês é prático e ideal para quem deseja comprar comida “takeaway”. Os pratos frios como sushi, sashimi e chicken katsu salad (meu favorito) são preparados e já embalados pra viagem. O cliente só tem o trabalho de escolher o que quer levar, ir no caixa e pagar. Os pratos servidos quentes como por exemplo o chicken teriyaki e chicken katsu curry, também são servidos rapidamente e a espera na fila do caixa não dura mais do que cinco minutos. Os preços variam de £4 a £7 mais ou menos. OBS: O Wasabi faz entrega a domicílio das 11h da manhã às 20h em algumas regiões centrais de Londres.

Chicken Katsu salad do Wasabi

Chicken Katsu salad do Wasabi

No quesito restaurante chinês, indico uma visita à Chinatown, próximo a estação de metrô de Leicester Square, no centro de Londres. Uma amiga chinesa me levou a alguns restaurantes no Chinatown e gostei da maioria deles. No quesito dumplings, gostei do Dumpling’s Legend, mas atenção, o atendimento ao cliente deles é precário. Eles não anotam o pedido, simplesmente ouvem e memorizam o que foi ordenado. No nosso caso, eles acabaram esquecendo um dos nossos pedido e tivemos que perguntar mais de uma vez pelo tal prato. Quando já estávamos quase desistindo, eles finalmente trouxeram.

Outro restaurante chinês que indico, é o Royal China em Queensway. Esse restaurante é bastante popular e uma boa opção no final de semana, já que dim sum só são servidos até as 17h. Após o almoço no Royal China, aproveite para passear no Kensington Park, localizado a poucos metros do restaurante. O parque é lindo, perfeito para relaxar, caminhar, conversar com os amigos ou fazer um picnic a dois.

O que você precisa saber: Muitos chineses consideram Dim Sum (dumplings e shumais) como petiscos e uma refeição mais apropriada para a hora almoço. Por isso, nem sempre você encontrará dumplings no menu do jantar.

Dumplings e shumai

Dumplings e shumai

O que são dumplings? São pequenas porções de pastéizinhos ou bolinhos cozidos no vapor com diferentes recheios como or exemplo de camarão, frango, beef ou porco. Ideal para dividir com as outras pessoas da mesa enquanto bate papo e uma ótima opção para um programa mais informal.

Onde comprar dim sum congelado pronto para cozinhar no vapor na panela de casa? 

Na frente da estação de Queensway existe um supermercado asiático que vende todo tipo de comida oriental, incluindo dumplings. O preço de um pacotinho com 8 a 10 shumais varia de £2.50 a £4 dependendo do sabor e da marca escolhida. A “cestinha” que eles usam para cozinhar dim sum à vapor, custa £12 nesse supermercado e é uma aquisição útil para quem cozinha diariamente.

Bem vindo ao fantástico mundo da comida oriental.

Beijos a todos e boa semana 🙂

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.