RaianiSibien

Viagens, momentos e histórias pelo mundo afora.

Estatua de Sófia no centro da cidade

Estátua de Sófia no centro da cidade

Há algumas semanas tive o privilégio de visitar Sófia, a capital e maior cidade da Bulgária, com quase dois milhões de habitantes. Além de ser uma das capitais mais antigas da Europa com uma história de mais de 7000 anos, Sófia é o centro administrativo, cultural, econômico e educativo da país.

Havíamos sido convidados por uma amiga Búlgara para a festa de aniversário de 80 anos da avó dela que aconteceria em Sófia e aceitamos o contive. Passamos cinco dias na casa da família dela e aproveitamos para conhecer um pouco da cidade.

Entrada de um shopping em Serdica no centro de Sófia

Entrada de um shopping em Serdica no centro de Sófia

Visitamos pontos principais como museus, igrejas, feiras de rua e restaurantes. Achei a cidade deserta e com poucos atrativos de um modo geral, mas historicamente muito interessante. A parada principal para quem deseja visitar o centro de Sófia e suas atrações é a estação de metrô de Serdica (СЕРДИКА).

Estação de Serdica no centro da capital

Estação de Serdica no centro da capital

A estação tem várias saídas diferentes e  em uma dessas saídas é possível contemplar um dos maiores descobrimentos atuais do país: as fundações da cidade romana de Ulpia Serdica. A idéia inicial era criar uma nova linha de metrô. Ao começar as escavações descobriu-se vestígios de ruínas, ruas pavimentadas e prédios. As escavações arqueológicas foram então intensificadas, revelando detalhes da cultura e vida cotidiana dos romanos que datam do século II. Vale lembrar que os romanos conquistaram a cidade de Sófia no século I A.C.

Ruínas deixadas pelos romanos. Nova descoberta arqueológica

Ruínas deixadas pelos romanos. Nova descoberta arqueológica na capital Búlgara

Perto da estação encontram-se os principais pontos turísticos tais como a Igreja de São Jorge, a Galeria Nacional de Artes, a Catedral de Alexandre Nevsky , o Palácio Nacional da Cultura, o Teatro Nacional Ivan Vazov, a Biblioteca Nacional de Sófia, a Academia Búlgara de Ciências, a Universidade de Sófia, Zoológico de Sófia, shopping centers e os mais famosos bares e restaurantes.

Teatro Nacional Ivan Vazov

Teatro Nacional Ivan Vazov

Galeria Nacional de Artes

Galeria Nacional de Artes

Igreja de San Jorge, um dos templos cristãos mais antigos da  Península Balcânica

Igreja de São Jorge, um dos templos cristãos mais antigos da Península Balcânica

Um dos lugares que mais me encantou foi a Catedral de Alexandre Nevsky. Construída em homenagem aos soldados russos caídos em combate durante a guerra Russo-Turca entre 1877-1878, a catedral possui um estilo neobizantino, é uma das maiores catedrais de Sófia e uma das principais atrações turísticas da capital Búlgara.

Catedral de Alexandre Nevsky

Catedral de Alexandre Nevsky

Dentro da Catedral

Dentro da Catedral

Outra igreja muito importante localizada no Sul da capital é a Igreja de Boyana. Considerada uma igreja Ortodoxa medieval, o monumento foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1979.

Igreja de Boyana

Igreja de Boyana

Fomos também ao zoológico mas não gostei muito. Achei os animais com uma aparência muito triste e não pareciam ser muito bem tratados.

No zoológico

No zoológico

Bom, como havia comentado no início do post, fomos a Sófia para participarmos do aniversário da avó da minha amiga. O aniversário foi celebrado em um restaurante típicamente Búlgaro, com direito a muita comida e música, tudo no estilo mais tradicional. A comida estava ótima, a não ser quando trouxeram o segundo prato com carne de carneiro… Preferiria se tivesse sido outra carne, mas superei meu gosto pessoal e comi assim mesmo :). A entrada era um prato de saladas com grãos de feijão, batatas, e uns três tipos de molhos diferentes.

P1040851

Culturalmente, os Búlgaros colocam ou uma fatia de maçã ou de limão dentro do vinho. Eu provei com maça e além de dar um aroma de maçã ao vinho, dá para comer a maçã quando o vinho acabar e é uma delícia! O vinho que tomamos foi um vinho tinto chamado Mavrut Asenovgradska Rezerva (Маврут- Асеновградска резерва).

No restaurante onde foi a festa

No restaurante onde foi a festa

A festa ficou lotada, todos os parentes da minha amiga estavam presentes. A grande maioria não falava inglês e eu não falava a língua deles. É nessas horas que a expressão facial diz mais que mil palavras, hahaha. Só entendi que a senhora aniversariante, desde que soube que sou brasileira não parava de falar o nome da presidente Dilma Rousseff com um grande orgulho e sorriso no rosto, ahahah!

Tudo corria bem, música ao vivo, dançarinos e comida boa, até que decidiram escolher alguém para dançar uma música com eles. Adivinha quem foi a premiada??? Pois é, fui eu pagar mais um mico para deixar registrado na minha coleção de micos, rs!

Os dias na casa da minha amiga foram muito bacanas. Fomos muito bem recebidos por todos e tivemos a oportunidade de conhecermos um pouquinho da cultura deles.

Jantarzinho com a galera

Jantarzinho com a galera

Todos os dias comíamos queijo, principalmente queijo branco de cabra chamado катъкque se pode comer sozinho como tira-gosto ou no meio da salada, e o queijo козе сиренеNo café da manhã e às vezes na janta era servido o banitsa (Баница), que é tipo um croquete de massa folheada ou de espinafre com ricota ou de maça. 

Café da manhã delícia com banitsa de espinafre com ricota e de maça

Café da manhã delícia com banitsa de espinafre com ricota e de maça

Outro prato delicioso que minha amiga fez para o jantar foi o giuveche, uma mistura de queijo branco, salame, champignon, molho de tomate, manteiga e ovo cozido por cima. Maravilhoso e uma bomba calórica, uma das melhores bombas calóricas que já provei ;).

Giuveche

Giuveche

Um dos lugares que mais gostei foi o Piano Bar Sinatra. Sempre tem música ao vivo, mas o que me chamou atenção foi ver as garçonetes subindo no palco e arrasando. Cantaram umas oito músicas, e em todas ,elas simplesmente deram um show de talento e interprertação.

Dica de restaurante 24h: Um restaurante bom, barato e aberto 24h no centro de Sófia é o Ugo (уго). As pizzas são super saborosas e os preços bem em conta.

Aproveitei meus dias em Sófia e voltei para casa com boas recordações daquela viagem, muitas fotos e souvenirs. Trouxe também um presente da minha amiga que foram o mel e a geléia de rosas, algo tipicamente Búlgaro e muito bom, além de saudável.

Eu voltaria novamente a Bulgária, mas voltaria para conhecer o resto do país. Acredito que para turistas pouco interessados em história de um modo geral, Sófia é um lugar para ser visitado uma ou duas vezes (dependendo de quantos dias você pretende passar na cidade).

De qualquer forma, uma viagem depende do viajante, depende de como ele vê o que está diante dos seus olhos, como as interpreta e como as aprecia. Viaje e explore! Desprenda-se de expectativas perfeitas, liberte-se de pré-conceitos e permita-se experimentar o diferente, o estranho e o peculiar.  A vida é feita de experimentos, então ouse!.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.