RaianiSibien

Viagens, momentos e histórias pelo mundo afora.

Torino vista do alto

Torino vista do alto

Torino (Turim) é uma cidade vibrante, cheia de cultura, arte, lojas das marcas mais importantes, cafés que aludem séculos passados e comida de tirar qualquer pessoa da dieta, hahaha!

Entrada no museu do cinema, Torino

Entrada no museu do cinema, Torino

Tive a oportunidade de visitar Torino algumas vezes e adorei. Na primeira vez me interessei mais em bater perna pelo centro, dá uma olhada nas lojas e provar a comida típica. Na segunda, aproveitei pra me encher de cultura, ahaha! Visitei o “Museu Nacional do Cinema” (Museo Nazionale del Cinema), um dos museus mais importantes do mundo. Situado no interior da Mole Antonelliana, o monumento é símbolo de Torino e visível de qualquer ponto do centro da cidade por ser uma construção muito alta. O museu é espetacular! É como ver uma retrospectiva desde a criação do cinema em 1895 pelos irmãos Lumière até os dias atuais.

Dica de Livro: Se você è fascinado pelo mundo do cinema e quer saber um pouco mais sobre sua trajetória, indico muito o livro chamado Cine Game Book dos autores Pierre Murat e Michel Grisolia. O livro conta em detalhes a história do cinema de 1895 até 2006 de uma forma interativa e ilustrativa ( cada página tem uma foto – ainda que pequena- ilustrando o que está sendo lido).

OBS: Comprei o livro no Museu Nacional do Cinema em Torino mas não sei se está disponível em língua portuguesa ou até mesmo no Brasil. De qualquer forma, vou deixar o link do livro em língua francesa aqui, assim pelo menos dá pra ter uma idéia da cara do dito cujo 😉 :  http://livre.fnac.com/a1557160/Pierre-Murat-Cine-game-book

Outro lugar bacana de visitar em Torino é o  Museu Egípcio, o segundo museu Egípcio mais importante do mundo. Fundado em 1824, o museu tem como foco a arte e a cultura do antigo Egito, então, se você curte história ou gostaria de saber um pouco mais sobre os costumes, fatos e acontecimentos do povo Egípcio, já sabe onde ir ;).

Parte do Museu Egípcio em Torino

Parte do Museu Egípcio em Torino

Visite também:

Il Duomo  e la Sacra Sindone, Palazzo Reale, Palazzo Madama, il castello, la Reggia e il Parco del Valentino, la Chiesa di San Filippo Neri, il Teatro Carignano, la Basílica di Superga e la Mole Antonelliana (onde fica o museu do cinema).

Dicas gastronômicas:

Dica 1: Um queijo tipicamente Piemontese que amei foi o “Castelmagno”. Esse queijo tem uma textura parecido com o Grana Padano mas com um sabor mais sutíl e é uma delícia.

Dica 2: Na paradinha para um aperitivo, aproveite para provar o vinho moscato d’asti. Esse vinho tem origem na cidade de Asti no Piemonte, é de baixa graduação alcoólica, aromático e doce.

Dica 3: Peça um chocolate quente com zabaione do Café San Carlo em frente à loja da Armani na praça San Carlo. A cafeteria- também restaurante e sorveteria- é uma das mais exuberantes a antigas de Torino, tendo suas portas abertas desde 1822 e inaugurada oficialmente em 1842. O local mantêm suas raízes e seu estilo luxuoso, servindo de cenário para nobres e ilustres de épocas passadas.

Dica 4: Se estiver interessado em comprar produtos típicos da culinária Piemontese, não deixe de fazer uma visita a loja “El Furmagè” na rua Garibaldi.

Para os chocólatras, aí vai a dica 5: Vá a loja chamada “Guido Gobino” na Via Lagrange 1. O local é considerado o mais famoso no quesito chocolate em Torino. Os chocolates são artesanais com uma imensa variedade de sabores e simplesmente deliciosos.

OBS: A Via Lagrange é uma rua super comercial, cheia de lojas, salões de beleza e bares. Ideal pra quem quer fazer compras. Se você não sabe exatamente o que quer comprar ou não tem preferência por uma marca específica, vá a “laRinascente” no final da rua. Por ser uma espécie de shopping center, te proporciona uma grande variedade de estilo e marcas em diferentes categorias. O primeiro andar é só de maquiagem e bolsas, paraíso para nós mulheres, hahahah!

Curiosidade: Freidrich Nietzsche, filósofo Alemão, morou em Torino entre o ano de 1888/89. Foi lá inclusive que escreveu três dos seus principais livros tais como Ecce Homo, Twilight of the Idols, e The Antichrist.

Homenagem a Friedrich Nietzsche em Torino

Homenagem a Friedrich Nietzsche em Torino

É isso aí pessoal, divirtam-se em Torino e me contem como foi a experiência de vocês.

Beijos e até o próximo post :).

Um comentário sobre “Vamos falar de Torino

  1. Avatar de Ester Sibien Ester Sibien disse:

    Maneiro Rai, adorei. Estou esperando pelas proximas.Bjo querida.

    Curtir

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.