RaianiSibien

Viagens, momentos e histórias pelo mundo afora.

No Natal de 2009, quando ainda morava na Itália, eu e um grupo de amigos resolvemos pegar a estrada quase que sem rumo. Destino: Europa. Eramos 12 pessoas e três carros.

Partimos de Mantova dia 24 de Dezembro às 5:30h da manhã. Passamos pela Suiça e fizemos uma paradinha pra esticarmos as pernas e aproveitamos pra tomar um café. Pé na estrada, passamos pela França e decidimos que nosso primeiro destino seria Luxemburgo.

Chegamos em Luxemburgo de noite e adivinha? Não tinhamos a mínima idéia de onde dormiríamos e se conseguiríamos um bom restaurante pra passarmos o Natal. Depois de algum tempo conseguimos um hotel, agora faltava planejar o jantar.

Luxemburgo

Luxemburgo

Chovia muito e praticamente todos os restaurantes estavam fechados devido às festas de fim de ano. Estávamos tão desconsolados que até um barzinho tava valendo mas até os bares estavam fechados. Damn it, rs!

Depois de tanta procura, encontramos um restaurante Chinês aberto. Talvez por isso o pessoal Chinês cresça e prospere tanto: Faça chuva, faça sol, feriado, não feriado, lá estão eles prontos para faturar…

A comida estava boa e saímos todos satisfeitos. Pronto, nosso Natal havia de alguma forma dado certo! Voltamos para o hotel, preparação pro dia seguinte e cama.

Acordamos cedo, tomamos café e demos uma volta pelo centro da cidade. Luxemburgo é um país pequeno na Europa Ocidental, representada por um grão-duque como monarca constitucional, é o único Grã-Ducado ainda existente. Apesar das línguas oficiais serem o francês, alemão e luxemburguês, o português também é bastante falado em Luxemburgo devido ao grande número de imigrantes Portugueses no país.

Bruxelas, Bélgica

Bruxelas, Bélgica

Depois do almoço, voltamos a pegar a estrada, agora rumo a Bélgica. Chegamos em Bruxelas na Bélgica de tarde. Visitamos algumas feiras locais, passeamos pelo centro, vimos algumas igrejas e claro, provamos o chocolate Belga ;).

Depois de algumas horas, partimos em direção a Amsterdam na Holanda. Cara, o lugar é da pá virada, hahahah! Posso dizer que é como se imagina e um pouco mais!

De cara, enquanto fazíamos nossa reserva no hotel, a polícia chegou e multou nosso carro em €60 porque o carro estava parado em frente ao hotel, área não permitida. Tentei explicar que havíamos parado o carro alí somente enquanto fazíamos nossa reserva e que tiraríamos em 5 minutos. Nada feito e tome multa (devidamente não paga).

Amsterdam possui lindas paisagens e canais que atravessam a cidade e encantam turistas. As casas são todas muito parecidas, estreitas em largura e compridas assim como os flats ingleses de algumas décadas atrás, dando um ar de cidade de interior.

O vício das bicicletas em Amsterdam

O vício das bicicletas em Amsterdam

Seguindo a cultura holandesa, é possível alugar uma bicicleta e pedalar pela cidade, uma ótima opção pra quem quer conhecer melhor o lugar que está visitando e fazer sua própria rota.

Amsterdam tem infinidade de sex shops espalhados pela cidade inteira. Homens e mulheres de todas as idades entram e saem das lojas todos os dias. Maconha é algo tão comum quanto cigarro. Existe biscoito, bolo, chocolate e o que se imaginar feito com maconha e até mesmo um museu sobre a erva. Mulheres se prostituem nas vitrines e tudo parece absolutamente normal, já que a prostituição é legalizada para maiores de 18 anos.

É impressionante como as pessoas se respeitam. Em alguns países, uma pessoa com o cabelo pink seria discriminada pela sociedade na qual se encontra. Em Amsterdam, você pode ser quem quiser, se vestir como bem entender e passará despercebido. O tema da cidade é respeitar a liberdade individual e permitir que cada um viva do jeito que deseja.

Em Amsterdam ser diferente é ser normal. Se você já é meio aloprado de natureza, sinta-se em casa ;).

Amsterdam, Holanda. Museu da Maconha pros mais interessados, haha!

Na volta pra casa, passamos por Frankfurt na Alemanha. Nem preciso dizer que a galera que tava dirigindo se esbaldou na Autobahn, a famosa auto-estrada alemã que não exige limite máximo de velocidade. Ora da paradinha básica pra relaxar o corpo, descansar as vistas, comer  algo ou se deliciar com um vinho mulled (vinho quente).

Pé na estrada novamente. Passamos pela Áustria, entramos na Itália e finalmente chegamos em Mantova. Home sweet home…

Esses quatro dias intensos de viagem sem planejamento, descontraídos e despretensiosos, me deram um Natal cheio de surpresas e aventuras, um Natal nada convencional, rs!

Dica: Faça sua reserva de hospedagem antes da viagem. Procurar hotel em outro país onde talvez você não domine o idioma local pode ser estressante e frustrante, além disso, você pode ser forçado a pagar mais caro se o hotel mais em conta estiver lotado e sem quartos disponíveis no momento. Então, seja prevenido e saia ganhando tanto em tranquilidade quanto no bolso.

Dica 2 (especialmente para os marmanjos de plantão, hehe): Em hipótese alguma tire foto das mulheres expostas nas vitrines em Amsterdam, não é permitido.

Do mais, divirta-se e jogue-se por esse mundo afora, tão imenso, cheio de coisas a serem descobertas. Saboreie as comidas típicas de cada lugar, respire o ar e as sensações que cada país te traz. Construa memórias e boas recordações. Viva e seja feliz 🙂

Galera em Luxemburgo

Galera em Luxemburgo

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.